O Bombaim ou Bombay é um gato extremamente afetuoso, com um certo ar enigmático e beleza diferenciada. Para conhecer melhor essa raça especial, basta ficar de olho nos parágrafos seguintes. Vamos lá!
Se você procura um gatinho apegado ao extremo, saiba que o Bombay tem fama de “carente profissional”. Sua raça solicita bastante atenção. E é menos extrovertido que o burmês, por exemplo.
Fora isso, é do tipo de ama ronronar, e é excelente para criar em apartamentos. Costuma ter boa adaptação em qualquer clima, é divertido, paciente, curioso, bom caçador e não apresenta traços de destruidor ou traiçoeiro.
Outra característica de seu comportamento é a necessidade de ser socializado corretamente, embora o Bombaim seja carinhoso. Em alguns momentos, demonstra doçura extrema, é supermeigo e possessivo em relação a seu tutor.
Apesar de ser muito brincalhão, o felino não tende a ser ativo demais. Porém, possui uma notável agilidade. Diz-se que sua personalidade é equilibrada.
Além de ser o felino mais comum de colo, o chamado lap cat, o Bombaim adora brincar e afeto com toda a família. Na maior parte do tempo, convive tranquilamente com crianças e outros animais de estimação, inclusive gatos (machos ou fêmeas).
Tolera bem a companhia de um cachorro, contudo, nem sempre tem a paciência ideal para lidar com outros gatinhos. Só não curte muito ambientes barulhentos, que costumam deixar esse bichano estressado e até arisco de vez em quando. Por outro lado, o miado do Bombaim é alto e estridente.
Bombaim: características físicas e outras curiosidades
O exótico Bombaim tem pelo totalmente preto, lustroso, com brilho quase vítreo. Rente ao corpo, não apresenta pontos ou ondas brancas, fazendo um belo realce de seus músculos de pantera: fortes e sem gordura.
Seu peito é também bastante desenvolvido, além de possuir corpo e cauda um pouco mais compridos do que o burmês. Os movimentos do Bombaim são típicos dos grandes felinos.
A raça pesa mais do que parece, todavia, ainda assim é menos do que o burmês americano. O que é apontado com uma das diferenças mais significativas entre as duas raças.
Aproveitando a deixa, é relevante destacar que o Bombaim ainda conta com muitas das características do burmês e, por isso, podem acasalar. É possível encontrar, inclusive, filhotes de burmês em uma ninhada da raça Bombaim resultante do cruzamento de dois gatos do tipo Bombay. Estes, então, são registrados na categoria burmês.
Em média, cada ninhada traz quatro ou cinco felinos. E alguns deles só apresentam pelagem completamente negra depois de seis meses de vida.
O gato da raça Bombay apresenta tamanho médio, e o macho é maior do que a fêmea. A cabeça é redonda, sem angulações agudas; seu focinho, largo e curto, conta com um stop ligeiro. Enquanto as orelhas, de tamanho médio, trazem pontas arredondadas, são largas na base e discretamente inclinadas para a frente.
Para completar o visual diferente e misterioso, olhos expressivos, grandes e redondos, em cores luminosas e fortes. O tom mais comum é o ouro claro, podendo chegar ao cobre. Sem dúvida, eles chamam atenção pelo colorido peculiar.
A manutenção da pelagem do Bombay é descomplicada. Fica linda apenas com uma escovação uma vez ou outra. Isso é importante para eliminar os pelos mortos e evitar que o felino engula muitos fios. Com certeza, o gatinho não vai reclamar de cuidados assim, ainda mais esse que é um verdadeiro “grudinho”, não é mesmo?
Os pelos curtos fazem o Bombaim ser mais sensível ao frio. Bom motivo para ele estar sempre em contato com seus tutores e, sem qualquer cerimônia, ir, principalmente à noite, para a cama deles. Para quem faz questão de um pet amoroso e companheiro é perfeito, concorda?
Até breve…
Faça um Comentário