Aparência atlética e elegante com pelagem diferente de qualquer outra raça graças a marcas tigradas e sua coloração. O Sokoke é, realmente, um felino especial. Hoje, você vai conhecer estes e outros motivos do sucesso dele. Vamos lá!
As cores marrom e preta em diversas nuances dão ao Sokoke um toque selvagem e realçam traços específicos. Estes, por sua vez, foram desenvolvidos e padronizados a partir do khadzonzo landrace, do Quênia.
A raça Sokoke é uma espécie natural de gato doméstico criada no final dos anos de 1970. Embora seja relativamente recente, já é reconhecida pelas maiores organizações de registro de pedigree.
Agora, dá uma olhada nas demais características físicas e de personalidade desse bichano!
Com expectativa de vida de 15 anos, o Sokoke é um animal de pelo curto, fino e sem subpelo. Seu peso varia de 3 a 5 kg, aproximadamente. O corpo alongado, esbelto e de tamanho médio possui pernas traseiras mais longas do que as dianteiras, igualmente elegantes, além de cauda comprida, afunilada e grossa.
Por causa da diferença de tamanho entre as pernas, esse felino caminha de um jeito conhecido como “marcha de ponta de pé”. E isso tende a ficar mais acentuado quando o Sokoke está excitado.
A cabeça pequena dele abriga orelhas triangulares discretamente arredondadas nas pontas, e olhos em formato de amêndoas, variando da cor âmbar à verde. Seu nariz reto apresenta couro rosado, sendo localizado acima de um queixo firme.
O Sokoke tem, como padrão, a pelagem marrom ou bege manchada com riscos pretos. A aparência dele lembra a de um tigre.
Sokoke: personalidade e mais curiosidades
Quanto ao temperamento, é uma mistura de docilidade e um toque de territorialismo. O que pode ser notado no modo como ele lida com hierarquia de poder, principalmente com outros gatos.
Um detalhe curioso a respeito de sua personalidade é que o Sokoke conta com habilidade de identificar as emoções das pessoas, agindo com amor quando percebe que seus companheiros estão tristes.
E mais: dizem até que o comportamento do Sokoke lembra o de um cão, por causa da maneira carinhosa e animada de cumprimentar seus familiares quando estes chegam. Fora isso, esse gatinho gosta de conversar através de miados ou delicados ronronados.
Esse pet sensível, inteligente e ativo gosta da companhia humana, é muito apegado a seu tutor, chegando a segui-lo a todo instante. Porém, não é de muito contato físico, quando comparado a outros felinos domésticos.
Mas isso não quer dizer que ele curte sentir solidão ou, pior, abandono. Ao contrário, é recomendado, inclusive, que ele tenha sempre outro gato ou gente por perto. E que possa participar ao máximo das atividades da casa.
Tudo isso serve até de diversão para esse bichano curioso, capaz de se entreter com coisas simples. No entanto, se tiver diferentes objetos, como bolinhas ou lãs próprias para gato, a brincadeira dele fica melhor ainda.
Também leva vantagem por ser uma raça que pode ser domesticada fácil e rapidamente, embora tenha sua natureza mais selvagem. Por isso, apesar de amigável, situações nas quais fica irritado ou com medo de alguma ameaça levam o Sokoke a usar dentes e garras.
No geral, tende a conviver bem outros animais e crianças. Já com desconhecidos, às vezes não é amistoso logo de cara, precisando de um tempo e algum trabalho do tutor no sentido de promover a socialização. Outra dificuldade do Sokoke é com novos ambientes.
Mas nada que tire o encanto desse pet tranquilo, simpático, com boa resistência física, bastante apegado a seus humanos queridos e sempre pronto para dar carinho, certo?
Sem falar que é um gato esbelto, que atrai olhares por onde passa e, ainda, pode viver numa boa em espaços pequenos e fechados, desde que não faltem atividades para ele fugir do tédio gastar energia, claro…
Eu fico por aqui, mas encontro você no próximo artigo, combinado?
Até breve!
Foto 1: CC BY-SA 2.5 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons
Foto 2: Fabiane Niemeyer – Flickr CC
Faça um Comentário