Os animais albinos de algumas espécies costumam encantar por sua coloração diferente. É claro que um leão já é lindo por natureza, mas quando você vê um leão albino, que foge do usual, costuma ser mais surpreendente. Abaixo você vai poder conferir alguns dos albinos mais bonitos e cativantes da Terra.
O que são animais albinos?
Antes que entender o que são os animais albinos, você precisa saber o que exatamente é o albinismo. O albinismo ou leucismo é uma alteração genética onde a produção de melanina é afetada. É como uma desordem. A melanina é o pigmento que dá coloração à pele olhos e cabelos.
O albinismo pode causar alterações na visão e isso geraria dificuldades oculares. Outro fator é que, dependendo do animal, a pele pode se tornar muito mais sensível ao Sol. O albinismo pode se apresentar em humanos e apresenta os mesmos sintomas.
E no caso das panteras? São animais albinos?
Nesse caso é o oposto, portanto se o albinismo afeta e anula a produção de melanina, o melanismo se caracteriza pela produção excessiva de pigmentação preta. Pantera é um termo referido aos felinos que tenham melanismo, mas também classifica algumas espécies como puma ou leopardo.
Tecnicamente qualquer felino que tenha melanismo é uma pantera, inclusive um leão ou tigre, mas o termo também pode ser utilizado para pumas não necessariamente pretas. Existe uma ambiguidade na palavra que possui múltiplos significados, mas o que é relevante no caso é saber a diferença do albinismo para o melanismo.
Animais albinos e animais brancos são a mesma coisa?
Definitivamente não. O albinismo é uma espécie de deficiência na produção de melanina que pode até ser muito bonita, mas pode causar problemas de saúde em que tem a condição. Um animal que possui a coloração branca não é albina e sim aquele que possui a falta de pigmentação por motivos genéticos.
Floco de neve, o gorila albino
Uma caso particularmente famoso é o do gorila Floco de Neve, não só por ser albino que é um fenômeno genético muito raro, mas também por ser o único caso da espécie registrada na história. Nunca antes, e nem até então houve qualquer caso de albinismo entre os gorilas que tenha sido registrado.
Infelizmente ele morreu em 2003 por câncer de pele. Ele estava no zoológico de Barcelona e recebeu uma eutanásia por estar sentindo muitas dores. Floco de neve teve mais de 20 filhotes saudáveis, mas nenhum era albino. Seu DNA foi muito estudado durante sua vida.
O leão branco
São animais albinos extremamente raros e muito belos, até agosto de 2019 estimava-se que só existiam 13 deles em liberdade, na natureza, mas isso mudou quando 2 leões albinos nasceram ao mesmo tempo em um santuário de proteção aos animais, chamado Caresse de Tigre.
Os dois leões receberam o nome de Nala e Simba e, ao que tudo indica, estão bem saudáveis, mas precisam de cuidados especiais já que os albinos possuem mais propensões a determinados tipos de doenças e são muito sensíveis ao Sol.
Onça branca
A onça preta, com melanismo já é rara e muito bela, mas sabia que existe uma onça branca? Em 2013 pesquisadores fizeram um registro por foto em Petrópolis. Um trabalho cientifico deve ser publicado em 2019 sobre o assunto. Atualmente não existem informações sobre onças albinas e esse seria o primeiro caso.
A onça-pintada é um animal muito belo, seja com melanismo ou com pigmentação natural. Nessa caso a onça parda com albinismo também mostra uma beleza excepcional.
Baleias albinas
Existem raríssimos registros de baleias albinas no mundo. Um deles em 2008, quando uma baleia cinzenta foi avistada na costa do México e foi apelidada de Galão de Leite. Em fevereiro de 2017, na mesma região, outra baleia foi vista com seu filhote e foi chamada de Saco de sal. Não se sabe se a mãe do Saco de sal é Galão de Leite, mas existe uma grande probabilidade, afinal os animais albinos são muito raros.
Em 1991, a primeira baleia albina foi avistada, chamada Migaloo, ao que se sabe, ela é a única baleia jubarte albina do mundo. Até então existem poucos registros de outras espécies de baleias albinas.
Jacarés albinos
Existem cerca de somente 100 jacarés albinos no mundo. Em maio de 2019, um jacaré albino chegou no zoológico de Illinois, nos EUA e se tornou uma grande atração. Foi apelidado de Floco de Neve, mesmo nome do famoso gorila albino.
Infelizmente em julho de 2017 um jacaré albino na Carolina do Norte, também nos EUA, morreu de infecção na pele. O Alabaster era bastante visitado no zoológico. A instituição lamentou a perda, mas não revelou muitos detalhes sobre a causa da morte do animal.
Beija-flor albino
Um beija-flor-do-pescoço vermelho foi fotografado por um adolescente, que diga-se de passagem demonstrou muito bem seus dons fotográficos. O beija-flor, mesmo apesar do nome não tem o pescoço vermelho. Seu leucismo é visível e é muito raro.
A espécie em questão não corre nenhum risco de extinção, mas os beija-flores são naturalmente muito vulneráveis a predadores e o albino não é exceção.
Macaco-prego albino
Infelizmente nem todos os animais albinos são necessariamente tratados com cuidado, pois existem traficantes de animais e caçadores. Em Breves, no Pará, um macaco-prego albino foi entregue, em 2011, ao Ibama com muitos sinais de maus tratos, além de aparentar magreza e má alimentação. Diversas espécies de macacos costumam ser bem sugestíveis à maus tratos, alguns carregam traumas pelo resto da vida.
Apesar de muito belo, o animal entristece com seu semblante infeliz. Felizmente o Ibama o acolheu e embora, desde então, não se tenha mais notícias, é provável que o macaco esteja bem cuidado e protegido de qualquer tipo de atividade ilegal, como caça.
Canguru albino
Na Alemanha, um filhote de canguru albino, chamada Nala nasceu no zoológico de Duisburg, em maio de 2012. A Nala segue saudável e é uma atração no zoológico.
Na Austrália, próximo do rio Murray, um canguru albino foi fotografado por uma mulher que passava de carro. Tudo ocorreu em fevereiro de 2012. Depois da foto e da exposição, seria necessário uma fiscalização adequada para a proteção do canguru albino e os outros cangurus presentes na região
Considerações finais
Apesar de animais albinos serem raros, nem sempre eles são bem cuidados e protegidos pelas pessoas, pois podem acabar caindo em caças e vendas ilegais, talvez o traficante animal não tenha nem ideia da raridade que carrega. Você também deve ficar atento a fotos de animais brancos na internet ditos como albinos, é possível encontrar diversas, mas existem muitas falsas.
Busque sempre um fundo, uma história ou uma notícia para confirmar a veracidade da foto.
Faça um Comentário