Curiosidades

Animais estranhos e inusitados que você provavelmente não conhece

Animais estranhos

O nosso planeta é muito rico em vida e habitado por muitas formas animais, mineiras e vegetais diferentes. É claro que no meio de tantas espécies e raças diferentes, alguns animais estranhos surgem. Você provavelmente deve estar pensando em algum tipo de aranha, cobra ou outro inseto. Abaixo você pode conhecer alguns dos animais mais esquisitos que existem.

Largatixa Uroplatus fimbriatus

Dependendo do ângulo da foto ela pode parecer bem esquisita, principalmente pelo fato de não ter pálpebras, mas na verdade é um animal bonito. É da família das lagartixas, mas se assemelha muito a um camaleão. Com seus olhos grandes que nunca piscam, podem parecer muito esquisitas para quem não gosta de coisas exóticas.

A Uroplatus, também conhecida como lagartixa da cauda chata pode ser encontra na região de Madagascar e não apresenta nenhum tipo de perigo aos humanos. Infelizmente está em extinção por conta do desmatamento e comércio ilegal, assim com outras espécies de lagartixa.

O polvo dumbo

Ele pode até entrar para a lista de animais estranhos, mas também é um animal bonito. Ganhou esse apelido por ter as orelhas bem grandes e em destaque, coisa que outros polvos não têm. Apesar de serem muito interessantes, são bem difíceis de serem estudados, pois seu habitat natural é à mais de 3 mil metros de profundidade no mar.

Todo o processo de pesquisa e acompanhamento fica bem difícil, mas conseguiram captar o nascimento de alguns deles, um detalhe é que são uma espécie de ovíparos.

Eles vivem no Oceano Atlântico e é uma espécie muito variada com diversos formatos diferentes. Não se deixe enganar pela aparência fofinha, ele é um predador que se difere dos outros polvos por engolir suas presas inteiras de uma única vez. Alguns dumbos podem ser bem esquisitos e assustadores, mas outros podem ser bem fofinhos.

Axolote

É uma espécie de salamandra e anfíbia que não se desenvolve quando larva, ficando nesse estado na vida adulta. Definitivamente a axolote tem um carinha amistosa e que pode ser considerada fofinha por muitos, mas não deixa de ser um dos animais estranhos.

Ela existe em diversas partes do mundo e é usada para a criação de diversos remédios e em laboratórios por possuir um poder de regeneração incrível, mas infelizmente está risco de extinção. Os laboratórios que tanto utilizaram a axolote não se preocuparam com a sua preservação.

Toupeira nariz de estrela

A verdade é que de estrela o nariz dessa toupeira não tem nada. Ele parece um amontoado de tentáculos que é muito sensível e detecta facilmente insetos, mas não apenas isso, também consegue detectar vibrações no ar e terra e detectar animais embaixo da água.

Se por um lado seu nariz é extremamente sensível e um ótimo rastreador, por outro a toupeira é quase cega. Nativa da América do Norte, é uma caçadora nata de insetos e pequenos bichos, devorando eles em um quarto de segundo, o que a torna a mais rápida do mundo em devorar!

Animais estranhos

O camarão pistola

O camarão pistola está entra pra nossa lista de animais estranhos, mas também é um dos animais mais fascinantes. Ele consegue fechar a sua pata tão rápido, que cria uma bolha simultaneamente a um estalo que funciona como um tiro.

Essa bolha pode chegar em até 4700 mil graus célsius (vale lembrar que a temperatura do Sol é de 5500 mil graus célsius). Basicamente o camarão cria luz, calor e um som tão alto quanto a turbina de um avião. Suas vítimas morrem na hora.

Calcacifera ordinata

É um inseto que habita a Austrália e é bem comum por lá. A calcacifera é uma mariposa (na verdade é uma lagarta que vai virar mariposa) e tem uma mordida bem dolorosa. Depois de formar seu casulo em formato de folha pode se tornar uma mariposa pertencente à família limacodidae.

Um fator interessante é que depois de se tornar uma mariposa, ela fica bem mais inofensiva e sua perde a sua mordida dolorosa, mas isso é comum em outras espécies, assim como lagartas de fogo que se tornam belas borboletas.

Gafanhoto-gigante

Os termos inseto e gigante são a combinação perfeita para causar medo. Definitivamente esse gafanhoto entra para nossa lista de animais esquisitos, mas você vai já deve ter entendido o motivo.

O inseto da região da Malásia costuma chegar à marca de 15cm. Nem um pouco assustador, não é? Mas ele não apresenta perigos para humanos, mesmo que seja carnívoro. O mesmo não se pode dizer das plantações…

O peixe bolha

Apesar de ter sido considerado o animal mais feio do mundo por mais de 10 anos, o peixe-bolha não é tão esquisito assim. É muito comum você encontrar fotos dele parecendo um rosto cabisbaixo e realmente ele se parece assim, mas somente quando tiram ele de seu habitat natural.

Como ele vive a cerca de 2 mil metros de profundidade no Mar da Tasmânia, todos os seus processos corporais e órgão adaptam à pressão da água (que é gigantesca). Quando o peixe é tirado desse habitat ele acaba ficando no formato flácido do qual é conhecido e por isso o título de feio é um tanto quanto desleal. Ele não possui ossos ou músculos, sendo totalmente um animal invertebrado.

Infelizmente o animal está em extinção, não por ser caçado propositalmente, já que não possui nenhum valor de venda no mercado, mas por ser capturados em redes de pesca por engano.

Bocydium globulare

Um gafanhoto, parente das cigarras, encontrado em todo o mundo, mas existe em grande quantidade no Brasil. Essas espécias de hélices em sua cabeça são para afugentar predadores. Ainda existe pouco estudo para saber o que essas esferas realmente fazem, mas elas definitivamente espantam os predadores.

O Bocydium só se alimentam de folhas e não são nocivos ao ecossistema, como outras espécies de gafanhotos. Também não sofrem nenhum risco de extinção, mas ganha o título de um dos insetos mais esquisitos do mundo.

Animais estranhos

Sobre os animais estranhos

É claro que muitos animais possam ter formatos estranhos para uma cultura, mas serem comuns para outras, assim como roupas e alimentos. Os gafanhotos gigantes, por exemplo, são comuns na Malásia e bem conhecidos, mas no Ocidente não são muio comentados.

Independentemente disso, os animais estranhos também têm uma função no ecossistema e são igualmente importantes. Alguns estão em extinção e são vítimas da ignorância humana. Esses animais, mesmo que esquisitas, possuem o direito à proteção como qualquer outro.

Faça um Comentário