O Australian Mist, Spottes Mist ou Mist Australiano é um felino muito tolerante e adaptável, com destaque para sua capacidade de viver em espaços pequenos sem apresentar mal-estar ou ansiedade.
Paciente até com crianças bem pequenas, esse gato é bastante indicado para ambientes familiares e, ainda, aposentados que procuram um animal gentil e companheiro. No geral, é brincalhão, amável, agradecido, doce e simpático.
Possui uma alegria contagiante e adora a convivência com humanos, mostrando sintonia com gente de todas as idades. Permite brincadeiras variadas e carícias, sem tendência a arranhar.
Uma das características marcantes do Mist Australiano é que sua personalidade de filhote é mantida pela vida toda, embora ele fique um pouco mais sóbrio na fase adulta.
Se você quer um felino sem arrogância, que aproveita a companhia e a atenção dos que o cercam, o Spottes Mist é ótimo. E, quando bem-cuidado, pode viver até cerca de 15 anos.
A energia dele é aparentemente ilimitada para exibir seus encantos. Atlético e alerta a tudo, é um felino muito curioso; sempre arranja um jeito de subir no colo mais próximo ou de seguir alguém pela casa para ver o que a pessoa está fazendo.
Apesar de todo o lado ativo, o gato dessa raça não costuma possuir aquele instinto típico de felinos domésticos, o de caçador.
Às vezes, o Australian Mist é descrito como atrevido, mas não de uma forma ruim. É que ele sabe o que quer – e como conseguir o que deseja. Assim, não fique espantado se ele levar você a seguir um caminho que não estava planejando em certo momento.
Para completar essas características de comportamento, quando esterilizados, esses bichanos passam a ter mais afinidade, uma relação ainda melhor com outros pets, inclusive cães. Este traço foi potencializado pelos criadores.
O Mist Australiano gosta de passear e receber atenção. Tanto que é fácil de lidar em exibições e competições, além de popular entre os iniciantes na criação de gatos de raça.
Falando em raça, ela foi desenvolvida na Austrália a partir de 1976, surgindo dos cruzamentos sucessivos de várias linhagens: siameses, birmaneses, base da raça burmese, abissínios e diversos felinos domésticos locais de pelo curto.
A ideia do Dr. Truda Straede era criar um gato de pelo curto e manchado com as características físicas de seus antecessores e caráter simpático, bem-humorado e ativo.
Então, o animal herdou a resistência de alguns gatos, somada ao lado amoroso do burmese e à alegria do abissínio. A personalidade do Mist Australiano reúne o melhor de seus ancestrais.
Apelidada carinhosamente de “true blue”, foi a primeira e única raça com origem australiana. E a combinação de animais utilizada resultou em um bichinho cheio de charme, confiante e companheiro. Mas a aceitação dela só aconteceu nove anos após seu surgimento.
Australian Mist: aparência
O filhote de Mist Australiano parece ser robusto, mas, com o tempo, seu corpo afina até sua estrutura atingir seu padrão: porte médio, ossos também medianos e bom desenvolvimento muscular. Já o peso varia de 3 a 6 kg.
O Spottes Mist apresenta exatamente o aspecto esperado para um gato de pelagem curta. É um felino de aparência proporcional, sem extremos.
A pelagem curta do Australian Mist não precisa de escovação diária e cai menos quando comparada a de outras raças. As pequenas manchas (mist) em todo o pelo são características da raça. É um pelo grosso, mas brilhoso, sedoso ao toque.
Quanto às cores da pelagem, um destaque é a gama de tons, que pode ir do marrom ao azul, do pêssego ao ouro e do chocolate para o lilás, com manchinhas delicadas, mas distintas.
Para completar essa fofura de gato, uma carinha bonita e doce, com expressivos olhos verdes e grandes orelhas, e presença de linhas mais acentuadas nos machos. A cabeça redonda e o nariz amplo e curto dão um toque extra de graciosidade ao bichano.
Irresistível, não é mesmo?
Até o próximo artigo…
Faça um Comentário