Aves

Cacatua: exuberante e carinhosa; dicas para ter uma

Plumagem admirável, crista vistosa e expressiva. A carinhosa e esperta Cacatua tem mesmo muitas qualidades e encantos. É o que você vai ver hoje. Vem comigo!

A Cacatua é originária da Ásia e Oceania. Seu porte majestoso com plumas abundantes, seu temperamento amigável e sua crista móvel chamam atenção de gente de todas as idades, nas mais diferentes regiões do mundo.

Ela pode ter penas brancas, rosadas ou amarelas, entre outras variações dependendo da espécie. O que não muda é fato de a Cacatua conquistar corações por toda a parte. É uma ótima opção de ave doméstica para quem busca companhia afetuosa.

Esse pássaro encantador requer bastante interação e escolha cuidadosa do local para ser criado, pois é altamente social e barulhento. Todas as espécies de Cacatua são assim!

E olha que não são poucas, viu? Existem, na verdade, cerca de 20 espécies, cada uma com suas particularidades de personalidade, mas com aparência semelhante. As mais famosas são: Sanguínea, Cacatua branca, Cacatua Moluccana, Cacatua de crista amarelada e Cacatua Galah.

Cacatua ou Catatua é uma ave psitaciforme que faz parte da família Cacatuide. É similar ao papagaio em relação ao bico (forma de banana) e pés (morfologia zigodáctila).

Há 5 espécies de Cacatua na cor preta – elas fazem parte da ramificação Calyptorhynchus. E um segundo gênero com 11 espécies de plumaço branco.

O restante dos gêneros é dividido nas demais cores: rosa e branca, gang-gang cinzenta, Galah cor-de-rosa e cinza e a Cacatua de palmeira preta-plumada.

Infelizmente, várias espécies estão ameaçadas de extinção devido à combinação de dois fatores: perda do habitat natural e tráfico de animais silvestres.

Na última parte deste post, falarei sobre como conseguir uma Catatua de maneira legal. Agora, saiba mais sobre os cuidados necessários para ter a ave em casa…

Cacatua: alimentação e outros cuidados

A Catatua é um animal silvestre diurno; precisa da luz do dia para encontrar seu alimento.

Domesticada, ela necessita de um comedouro e um bebedouro próprios para Cacatuas, encontrados em lojas especializadas. Estes acessórios devem ser colocados a cerca de 100 m do chão.

A alimentação deve ser balanceada, para que a ave receba todos os nutrientes. Suas comidinhas básicas são sementes, grãos e castanhas. Em geral, a Catatua deve receber alimento pelo menos duas vezes ao dia.

Porém, o cardápio pode ser reforçado com ração, frutas (maçãs e peras, as mais indicadas) e legumes (aipo, chuchu e cenoura), sendo estes disponibilizados somente duas vezes por semana.

Seja qual for o menu, ele deve ser armazenado em local arejado e limpo. A água do bebedouro precisa ser trocada diariamente, mantendo sua higiene e frescor.

Para completar os cuidados com o pássaro, é indicado providenciar um osso de siba. Isso ajuda a manter seu bico forte porque aumenta o fornecimento de cálcio.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui acompanhamento veterinário e outros serviços especializados.

Assim como a Calopsita, a Cacatua é muito ativa, precisa de companhia e entretenimento constantes. A dica é apresentar brinquedos ao pet, entre eles itens de morder, chocalhos, cordas, sinos e bolas grandes.

Ofereça dois por vez, e vá alternando para evitar a monotonia. Sem estímulo e distração, essa espécie inteligente fica entediada rapidinho. É claro que não basta comprar peças divertidas. A interação com humanos é essencial!

A Cacatua é muito social, adora companhia. Então, converse com ela, faça carinho em sua nuca, brinque e ensine truques. Ela vai amar! Dê atenção a ela pelo menos uma vez ao dia.

Se o tempo dedicado ao animal não for o bastante, tente adquirir outro exemplar. Não é bom para a Cacatua ser criada sozinha.

Cacatua: como adquirir uma legalmente

Se você ficou interessado em ter uma graciosa Cacatua no seu lar, veja orientações para conseguir a ave de forma lícita:

  • Verifique se a nota fiscal traz todos os dados do criadouro ou loja, incluindo CNPJ e demais informações empresariais.
  • Confirme se o seu pássaro possui uma anilha em uma das patas ou um microchip. Todas as aves silvestres ou exóticas vendidas legalmente devem trazer este item.
  • Em caso de dúvida, ligue para a Linha Verde do IBAMA. O telefone é 0800-618080.

Boa sorte! E até breve…

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário