Aves

Faisão: uma ave galiforme com corpo robusto e asas curtas

Faisão

Com nome um tanto quanto interessante, o Faisão é uma ave que pode te impressionar. Inclusive porque o seu formato engana e faz parecer que a ave não é tão interessante assim. Porém, a espécie tem muito a oferecer e não apenas por questões comerciais.

Apesar do nome forte parecer que a ave é uma exímia caçadora, é inofensiva e calma. Assim, não pode ser utilizada para a caça de cobras venenosas ou treinada para vôos de caça e reconhecimento. Aliás, é uma ave galiforme, o que não permite que seu vôo seja comum, é bem desajeitado na verdade.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre essa curiosa ave? Então, confira agora algumas características do Faisão.

Por que as pessoas criam Faisão?

Como não é como as aves de rapina e tem um corpo mais robusto, pode parecer que a criação de Faisão é um tanto quanto inútil. No entanto, o animal oferece ótimos benefícios comerciais para aqueles que criam a ave. Cada ave pode chegar a custar cerca de R$ 150 para ser criada, é mais caro ainda aquelas que seguem pro açougue.

Desse modo, sua carne é pouco popular, mas saborosa e muito procurada. Suas plumas também são adoradas e utilizadas para fantasias diversas, bem como para travesseiros. Mas para aqueles que preferem cuidar da ave de forma mais humanizada, apenas os seus ovos já oferecem um bom rendimento, custando cerca de R$ 30 a dúzia.

Sendo assim, as pessoas criam o Faisão por dois motivos. O primeiro é o vínculo criado com a família, já que é uma ave calma e que não costuma fugir. Enquanto que o segundo motivo é pelos benefícios comerciais.

É preciso lembrar, então, que a ave não precisa ser explorada. Pode-se obter lucro com o que o faisão tem a oferecer sem que seja necessário maltratar o animal. Por exemplo, uma fêmea da espécie chega a chocar cerca de cem ovos ao ano. Esse fato oferece uma boa renda, principalmente porque uma criação de Faisão nunca tem apenas uma fêmea.

Faisão

Alguns cuidados com a criação de Faisão

Com um corpo robusto, a ave galiforme não costuma voar para longe da sua criação. Inclusive, é um tipo de ave que costuma permanecer junto ao local em que é criada, pois cria vínculos especiais com os donos devido ao seu temperamento sensível. É uma ave extremamente dócil, calma e de hábitos comuns, sem que seja difícil lidar com sua criação.

Fêmeas não costumam brigar e machos só se tornam agressivos quando é momento de reprodução e há outro macho por perto. O cuidado maior existe com relação aos filhotes, pois estes se assustam facilmente. Além disso, como forma de se defender do perigo, tornam-se agressivos até que alcancem a maturidade sexual e a vida adulta.

O animal vive bem em um conjunto grande e não costuma fugir. No entanto, é preciso lembrar que o espaço para o Faisão é algo essencial, ele gosta de longas caminhadas e ciscar em diferentes lugares. Portanto, proteja sempre o local em que o Faisão convive para que não existam problemas.

É preciso lembrar que cortar as asas de uma ave pode ser problemático. Ainda que muitas pessoas sejam a favor desse tipo de atitude, atualmente isso pode render multa ao proprietário do animal. Logo, garanta a segurança do seu animal de outra maneira.

Além disso, entender os hábitos do faisão é de extrema importância. Muito mais que saber se é uma ave agressiva ou não, ou o que tem a oferecer. Os maus tratos a animais podem gerar multas altas e chegam a levar pessoas para a cadeia, então, cuide bem desse animal.

A ave precisa de cuidados especiais?

Ao se compreender que o Faisão tem hábitos próprios, é comum se perguntar se ela precisa de cuidados especiais. A resposta é sim e não, o que pode deixar algumas pessoas confusas. No entanto, é fácil compreender.

Sim, a ave precisa de cuidados especiais para quem nunca antes criou um pássaro na vida. Pessoas que estão acostumadas com gatos e cachorros não compreendem o que deve ser feito de diferente quando em contato com uma ave. Inclusive, muitos costumam imaginar que as reações podem ser as mesma, e não é exatamente assim que funciona.

Por outro lado, a resposta é negativa para quem está acostumado a cuidar de aves diversas, sobretudo Galinhas. A ração pode ser a mesma que a da pequena Codorna e o veterinário deve ser específico. Desse modo, a rotina de vacinas do Faisão deve ser rigoroso e seguir o padrão das Galinhas, porque ambos são galiformes e tem características parecidas.

Como já dito anteriormente, a ave gosta de ciscar e por isso deve ficar em um campo largo e com espaço, certo? Porém, é preciso se atentar a esse detalhe do discar o chão, porque pode ter contato com diversos vermes e parasitas. Ao se considerar esse fato, vermífugos devem ser aplicados pelo menos duas vezes ao ano, garantindo a saúde da ave e do produto que ela oferece, seja carne, penas ou ovos.

Faisão

Não se engane: o Faisão se estressa com facilidade

Ainda que o faisão seja uma ave calma na vida adulta e os machos fiquem agressivos apenas no momento de acasalamento, não se deixe enganar. Cuidados desajeitados com a ave podem fazer com que ela se torne agressiva de um momento para outro. Portanto, é preciso sempre adequar o ambiente.

Não apenas oferecer um bom espaço, mas deixar que a ave se acostume da forma que achar melhor. O Faisão não gosta de luzes fortes ou de temperaturas elevadas e baixas em excesso. O ideal, portanto, é que não se tente recriar um ambiente de acordo com o que é ótimo para os humanos, mas para a ave.

Muitas pessoas acabam se esquecendo desse detalhe. Na criação de animais, a questão que deve sempre ser considerada antes de mais nada é o bem-estar do animal. E como o Faisão é uma ave que se estressa facilmente, não é indicada para principiantes ou aqueles que não pensam na segurança e saúde do animal.

É preciso sempre respeitar o espaço do Faisão, sem provocar com sons inesperados ou deixar a ave sem alimento. O seu sistema nervoso é sensível e quando irritada, pode ameaçar os humanos, cujo bico e patas arranham e podem infeccionar.

Faça um Comentário