Curiosidades Gato

Ciclo de vida dos gatos: entenda como funciona a vida desse felino

Ciclo de vida dos gatos

Todos nós sabemos que pets felpudos podem ser companheiros inseparáveis. Aliás, essa amizade costuma durar desde a fase como filhotes até a velhice. Entretanto, para essas fases estarem unidas pela boa companhia e respeito, é preciso atenção e cuidados por todo o ciclo de vida dos gatos.

Até por que conviver com um felino cheio de energia é totalmente diferente da atenção exigida pelo mais idosos. Sendo assim, criamos este artigo para você conhecer mais sobre cada etapa na vida do seu pet, tirar dúvidas e ver outras dicas preventivas para gatos.

Aprenda a calcular a idade dos gatos

Antes de se preocupar com cada fase, procure calcular sua idade para facilitar as demandas de cada ciclo de vida dos gatos. Neste caso, vamos comparar a idade dos bichanos com os humanos.

Primeiro, você precisa saber a idade do seu pet, mesmo que seja difícil para quem comprou ou adotou animais sem saber a idade real. Embora seja difícil encontrar o cálculo preciso, você pode começar analisando os dentes.

Quer dizer que gatos jovens apresentam ao todo vinte e seis dentes temporários, enquanto nós possuímos os dentes-de-leite. Assim, são doze dentes inferiores e outros catorze superiores.

Vale notar que os primeiros dentes só aparecem após duas semanas de vida. Além do mais, os incisivos aparecerem primeiro e, depois de umas três semanas surgem os caninos. Por fim, na sexta semana seu bichano já deva estar com pré-molares inferiores temporários.

De qualquer forma, caso seu gato seja filhote e tenha esses vinte e seis dentes temporários, ele provavelmente já está com uns dois meses de idade. Chegando aos três meses, começa a mudança para a dentição adulta, num processo que fica completo aos seis meses de idade.

A partir de então, analisar a idade e o ciclo de vida dos gatos pelos dentes começa a ficar difícil. Até por que ela pode variar conforme a forma de escovação. Quer dizer que, num animal de até um ano de idade, seus dentes ainda costumam ser brancos.

A partir do terceiro ano, todos eles começam a gastar e apresentar tártaro, exigindo escovar os dentes do gato. Por isso que esse método de identificação felina costuma ajudar mais apenas nas adoções. Afinal, é bom saber quantas semanas de vida ele tem.

Ciclo de vida dos gatos

Fases do ciclo de vida dos gatos

Em relação ao ciclo de vida dos gatos, você já deve ter ouvido falar que os bichanos felpudos amadurecem rápido demais.  Entretanto, segundo especialistas, isso é mais que uma impressão do dono, pois muitos veterinários reforçam a existência de momentos que marcam essas fases.

Dessa forma, a que mais deixa marcas é a passagem para a fase adulta, a partir de seus primeiros doze meses. Ou seja, os gatos param de cresce até essa idade, mas começam a se desenvolver pelo físico.

De qualquer forma, ele ainda poderá ter comportamentos infantis e desvariados. Afinal, todo pet também tem sua época similar à nossa adolescência. Por outro lado, essa idade pode durar até os sete anos.

Mesmo assim, ele pode ser considerado um senhorzinho com esta idade. Além do mais, vale ressaltar que essas são as idades médias, pois os gatos podem ter desenvolvimento menos ou mais rápido. Assim, confira abaixo o que fazer em cada ciclo de vida dos gatos.

A fase travessa e fofa dos filhotes

Ninguém pode negar que eles são sempre encantadores, embora necessitem de muitos cuidados extras. Primeiramente, descubra a idade do seu bichano (como citamos mais acima) com a ajuda de especialistas ou por você.

O marcante é que, para sair de perto de sua mãe, a idade ideal é de três meses. Até por que é o tempo necessário para criar laços com irmãos e, claro se amamentar.

Depois, assim que ele estiver sob seus cuidados, o próximo passo é levá-lo a uma consulta veterinária. Aliás, em qualquer ciclo de vida dos gatos, tanto vermifugação quanto vacinação nos primeiros dias são vitais para evitar o surgimento de doenças.

Após a garantia desses cuidados, anote cada recomendação de um bom veterinário. Como exemplo, você precisará servir uma alimentação diferenciada ao filhote, pois eles precisam da melhor nutrição nessa fase do ciclo de vida dos gatos.

Enfim, esses bebês também adoram se divertir e são bem ativos. Assim, tenha sempre brinquedos em casa, bem como estímulos ambientais para ele queimar energia.

Cuidados no ciclo de vida dos gatos adultos

Aqui a coisa começa a pegar, pois essa idade dos bichanos começa a partir do primeiro ano de vida. No entanto, seu gato pode parar de crescer, mas o comportamento está prestes a mudar muito.

Nesse sentido, mude também a ração para a pets já adultos. Além do mais, se precisar e querer, esta fase é ideal para cirurgias de castração. Até por que animais adultos tendem a mudar hábitos devido ao seu comportamento sexual.

Por conseguinte, saiba que esses procedimentos sempre trazem vários benefícios para a saúde dos gatos. Além do mais, seu gato adulto vai ter muita diversão, pois a energia dele pode aumentar. Por fim, gatos também podem ficar com comportamentos noturnos.

Ciclo de vida dos gatos

Os gatos na velhice

Ao chegarem aos sete anos, todo bichano começa a ser considerados um animal idoso. Ou seja, seu parceiro já está mais cansado e, provavelmente, já deve ter aproveitado sua companhia dentro do ciclo de vida dos gatos.

Entretanto, é hora de deixá-lo mais à vontade, pois ele vai dormir mais e deixar de brincar como antes. Por consequência, lembre-se de a dieta dos idosos também precisa ser especial.

Por que uma alimentação correta ajuda seu pet a ter menos riscos de casos de obesidade. Sem contar que animais velhos ainda tem a saúde fragilizada. Nesse sentido, você precisa ficar sempre de olho nele, pois algumas doenças comuns nessa fase incluem:

  • Doenças renais crônicas;
  • Hepatite;
  • Diabetes;
  • Hipertireoidismo;
  • Neoplasias.

De qualquer, com os cuidados adequados, seu companheiro pode passar a velhice de forma saudável e tranquila. Para tanto, procure ainda servir boas dietas, consultas rotineiras e manter a vermifugação e vacinação sempre em dia.

Por fim, mesmo mais amorosos e tranquilos, ser dono de um bichano é sempre um desafio delicioso. Mesmo que em cada fase do ciclo de vida dos gatos esses amigos sempre surpreendem com carinhos e brincadeiras.

Faça um Comentário