Curiosidades Mamíferos

Qual é a diferença entre lobo marinho e foca?

Diferença entre lobo marinho e foca?

Você já se perguntou a diferença entre lobo marinho e foca? Sem dúvida, esses animais apresentam semelhanças físicas à primeira vista, e podem até mesmo se passarem como “primos em segundo grau” para os olhos mais desatentos.

Existem muitas dúvidas quando o assunto é a diferença entre lobo marinho e foca, de modo que o leão marinho e a morsa frequentemente também entram nessa confusão. Em suma, a estrutura do lobo marinho difere da estrutura da foca, que por sua vez é menor.

Mas existe outra diferença entre lobo marinho e foca? Se sim, quais são elas? Para responder isso, temos que analisar cada animal individualmente. Para, assim, traçar paralelos e identificar as distinções entre esses animais. Pronto pra sanar de vez as suas dúvidas? Confira tudo a seguir!

O que é foca?

As focas são mamíferos marinhos semi-aquáticos. Em suma, elas possuem quatro nadadeiras, portanto, pertencem a uma categoria de animais conhecida como pinnipedia. Pinnipedia significa “pés de barbatana”, ou “animais com dedos das ligados por membranas”.

O grupo de pinípedes contém 3 famílias: phocidae (por exemplo, foca), otariidae (por exemplo, leões e lobos marinhos) pertencem à mesma família, existes confusões entre esses animais. Muitos se perguntam, por exemplo, qual a diferença do lobo marinho e da foca.

Acredita-se que a foca tenha evoluído a partir de ancestrais terrestres de urso ou de lontras. Atualmente, existem cerca de trinta e três espécies de focas. De fato, as focas são encontradas na maioria das águas do mundo, principalmente no Ártico e Antártico, mas também em algumas áreas dos trópicos.

As focas têm uma camada de gordura sob a pele que as mantêm quentes nas águas frias. Além disso, sua pele tem uma textura lisa, de modo que simplifica seu deslizar pelas águas. Em suma, as focas vivem uma média de vinte e cinco a trinta anos, de maneira que as fêmeas tendem a viver mais que os machos.

Os bigodes das focas, por sua vez, servem para detectar suas presas em águas escuras e profundas. Elas são animais carnívoros, ou seja, sua alimentação consiste basicamente em crustáceos, invertebrados e peixes. As focas são, sem dúvida, consideradas caçadoras oportunistas, o que significa que elas consomem grandes quantidades de alimento. De acordo com um estudo, a dieta de uma foca consiste, em média, em setenta espécies de invertebrados e sessenta e sete espécies de peixe.

No entanto, as preferências alimentares das focas são os bacalhaus. O que, por sua vez, resultou em uma queda constante no número de população da espécie. Em certos corpos d’água, essa preferência dietética levou à extinção dos bacalhaus da área.

Diferença entre lobo marinho e foca?

O que é lobo marinho?

O lobo marinho é um mamífero pinípede, assim como a foca. Ele pertence à subfamília Arctocephalinae, sendo membro da família Otariidae. Os lobos marinhos são divididos nos gêneros Callorhinus e Arctocephalus. De fato, assim como outras espécies de ordem mais pré histórica, o lobo marinho é um animal sob ameaça se extinção.

Isso se dá sobretudo por seus hábitos raros de reprodução. Afinal, o lobo marinho demora muitos anos pra chegar à maturidade e se reproduzir. Além disso, existem adventos envolvendo caçadores, que procuram por lobos marinho para traficar ou vender o animal.

Espécies de lobo marinho

  • A. gazella
  • A. townsendi
  • A. philippii
  • A. galapagoensis
  • A. pusillus
  • A. forsteri
  • A. tropicalis
  • A. australis

Lobo marinho da América do Sul

O lobo marinho da América do Sul (Arctocephalus australis) é oriundo das costas do Peru, Chile, Ilhas Malvinas, Argentina, Uruguai e Brasil. A população total de lobos marinhos é de aproximadamente duzentos e quinhentos mil espécimes. No entanto, a contagem dessa população de lobos marinhos está desatualizada e escassa.

No passado, a maior concentração de lobos marinhos sul americanos estava no Uruguai. Contudo, atualmente, dados e censos sugerem que a população reprodutora maior do lobo marinho da América do Sul (cujo se no Uruguai, Argentina, Malvinas e Chile) está nas Ilhas Malvinas.

Afinal, é estimado que a abundância de filhotes seja de trinta e seis mil, seguido pelos trinta e um mil do Uruguai. Mas qual a diferença entre lobo marinho e foca?

Diferença entre lobo marinho e foca?

Qual a diferença entre lobo marinho e foca?

Existem oito espécies diferentes de lobos marinhos encontradas nos oceanos do mundo. De fato, lobos marinhos são muito mais intimamente similares aos leões marinhos do que com a foca em si. Afinal, assim como leões marinhos, o lobo marinho têm orelhas externas (muitas espécies de foca são, de fato, sem orelhas, possuindo apenas um orifício destinado à audição).

O lobo marinho, ao contrários de suas primas focas, prefere zonas mais desertas para sobreviver. Isto é, lugares cujo acesso para os seres humanos é mais difícil. Evivem geral, esses locais consistem em ilhas pequenas e desabitadas, ou ainda em áreas de costa.

No entanto, em muitas vezes o leão marinho precisa assumir algum risco nadando em alto mar, a fim de encontrar alimentos. Geralmente, sua alimentação é formada por polvos, mexilhões e peixes. Afinal, diariamente o lobo marinho consome, em média, doze quilos de alimento. Enquanto isso, as focas se alimentam de peixes e plânctons, mas também tendem a caçar lulas e enguias.

As focas têm nadadeiras frontais orientadas para trás e mais curtas. Assim sendo, não é possível usar suas nadadeiras como apoio. Isto é, a natação das focas é favorecida pelas nadadeiras dianteiras, todavia, a movimentação nas terras firmes é prejudicada por essas mesmas nadadeiras. Por esse motivo, as focas rastejam para se locomover, pois não são capazes de andar.

Já os lobos marinhos, como os leões, além de possuírem orelhas em evidência, tem nadadeiras longas que servem de apoio. Já as nadadeiras posteriores, por sua vez, são dotadas de uma capacidade de rotação. Isto é, por essa razão, são capazes de orientar as nadadeiras para frente. Assim, diferentemente das focas, os lobos marinhos conseguem se locomover com considerável facilidade.

Gostou de conhecer a diferença entre o lobo marinho e a foca? Embora sejam animais semelhantes em algum grau, suas diferenças são o que os tornam esses animais únicos e fascinantes!

Faça um Comentário