Curiosidades

7 dicas para evitar formigas na ração

Formigas na ração

A menos que seu animal de estimação seja um tamanduá, não é bom ter formigas na ração dele. Ocasionalmente, as formigas acabam entrando na tigela de comida do seu cão e se tornam parte de sua refeição. Embora alguns cães comam sua comida se encontrarem formigas rastejando na ração, não conte sempre com isso.

É o infortúnio de muitos donos de animais de estimação: as formigas marcham a cada primavera e não param até que o tempo esfrie novamente. O alvo das formigas? A tigela de comida do seu animal de estimação.

Mas por que as formigas continuam atacando a tigela do seu animal de estimação? As formigas gostam de comida de cachorro? Sim absolutamente.

Formigas vão comer praticamente qualquer coisa. E a comida do seu cachorro não é isenção. Elas podem atacar o jantar do seu animal de estimação, especialmente se ele for deixado no chão, intocado e frio. Então, o que você pode fazer para remediar isso? Aqui estão 7 dicas para ajudá-lo a evitar formigas na ração do seu pet.

Por que as formigas são atraídas pela comida de cachorro?

Obviamente, comida de cachorro é algo que outros animais, incluindo insetos, podem comer. Embora eles possam parecer menos apetitosos para os seres humanos, as formigas podem receber nutrientes deles, assim como podem receber nutrientes dos restos de comida no lixo.

No entanto, a principal razão pela qual o prato do seu animal de estimação continua recebendo formigas é que esses insetos têm um forte olfato. Formigas podem farejar algo a metros de distância.

As formigas também podem marcar a área de alimentação do seu cão com suas trilhas de perfume. Isso levará o resto das formigas trabalhadoras a entrar na tigela do seu cão para levar a ração para o formigueiro. Uma afirmação científica recente fala sobre formigas serem capazes de lembrar onde os alimentos são encontrados regularmente. Portanto, é possível que as formigas da sua casa saibam onde e quando é a hora da alimentação.

Formigas na ração

Como impedir formigas na ração

Para manter a comida do seu filhote limpa e protegê-lo de mordidas ou picadas, aqui estão algumas dicas que você pode seguir:

1 – Faça um “fosso”

Assim como castelos medievais, construa um fosso ao redor da tigela do seu animal de estimação. Você pode fazer isso colocando a tigela de comida dentro de uma panela um pouco mais larga, cheia de água rasa.

Seus cães não vão se importar com essa pequena alteração, mas as formigas vão. Elas não duram muito tempo na água e vão se afogar antes mesmo de chegar à tigela.

Não se esqueça de manter a água do fosso limpa. Substitua-a regularmente, caso o seu cão fique com sede e decida tomar um pouco.

2 – Limpe a tigela

Este é bastante óbvio, mas muitos de nós se esquecem de limpar as tigelas do animal. Após cada refeição, você deve tomar um tempo para lavar, secar e armazenar a tigela em um local onde as formigas não possam alcançá-la.

Mesmo assim o jantar dos nossos cães não estão a salvo de formigas mais astutas. Elas podem não apresentar graves riscos à saúde de nossos filhotes, mas podem mordê-los ou picá-los. A melhor coisa que você pode fazer pelos seus animais de estimação é limpar suas tigelas.

3 – Mantenha a área de alimentação limpa

Nunca deixe a comida ao ar livre, lave a tigela do seu animal regularmente e use latas de lixo com tampa. Coloque as tigelas de cachorro em superfícies que você pode limpar facilmente. Mantenha-os em locais onde você possa apenas aspirar ou limpar as migalhas assim como os restos de comida.

Limpar o local de alimentação com água e sabão também pode atrapalhar as trilhas de cheiro de formigas, impedindo-as de voltar.

4 – Colete alimentos não consumidos

Se o seu animal de estimação já estiver satisfeito, pegue o restante da comida e coloque em um recipiente hermético. Não as deixe dentro da tigela para as formigas encontrarem. Parece óbvio, mas só há formigas na ração quando há ração parada na tigela.

5 – Livre-se das trilhas das formigas

Você sabe que pode existir uma trilha de ácido fórmico em sua casa? Isso pode acontecer se você vê um grande número de formigas seguindo exatamente o mesmo caminho ao longo de paredes e teto. Esse caminho que geralmente termina em uma fonte de alimento.

O ácido fórmico é praticamente invisível para os seres humanos, mas para outras formigas é como um sinal de trânsito. Portanto para evitar formigas na ração do seu animal, livre-se dessa trilha assim que percebê-la.

Esfregue a trilha com água e sabão para remover o ácido fórmico. Para confundi-las use um pouco de vinagre, que contém ácido próprio, e cubra o caminho da formiga com ele. Isso dificulta a detecção de qualquer ácido fórmico remanescente pelas formigas e elas não serão mais capazes de encontrar a fonte do alimento.

Formigas na ração

6 – Use inseticidas que não fazem mal ao pet

O Fipronil é um inseticida de ação lenta que não mostrou toxicidade em cães e gatos. Estudos de longo alcance de seus efeitos sobre os seres humanos sugerem que é inofensivo. Além disso é usado em vários produtos veterinários, que protegem gatos e cães das formigas. Esses produtos estão amplamente disponíveis em pet-shops e na internet.

Mas tenha cuidado antes de usar o Fipronil com outros animais de estimação que não cães e gatos. Pode ser fatal para coelhos, bem como para certos tipos de pássaros e répteis. Embora o Fipronil possa vir a ser a solução ideal para o problema das formigas do seu animal de estimação, você deve primeiro fazer uma pesquisa sobre o efeito do produto em outros tipos de animais.

7 – Se nada der certo, chame o dedetizador

Se você já fez todas essas dicas e ainda encontra formigas na ração do seu animal de estimação, entre em contato com os especialistas em controle de pragas . Os especialistas em controle de formigas discutirão seu problema e oferecerão soluções para se livrar de uma infestação e oferecerão dicas e métodos de prevenção para manter as formigas afastadas.

Faça um Comentário