Insetos

Gafanhotos são insetos de grande história e que dão muitos saltos

Gafanhotos

Provavelmente você já ouviu falar sobre esse inseto. Mas será que você realmente conhece os Gafanhotos? Poucas são as pessoas que entendem esse inseto, então, conheça melhor hoje sobre ele!

Alguns animais como os mamíferos cavalos são de grande porte, enquanto insetos como os Gafanhotos são muito pequenos. Dessa forma, acabamos subestimando o real valor desses animais. Ou até mesmo o perigo que eles podem representar para o mundo humano.

Ficou curioso? Então não perca mais tempo e conheça mais sobre esse curioso inseto. Afinal, nunca é tarde para começar a aumentar o repertório, certo?

O que são os Gafanhotos?

O pequeno inseto verde acaba passando despercebido de muitas maneiras. A maioria das pessoas não sabem sobre as peculiaridades desse animal. Assim como as pessoas desconhecem curiosidades sobre os pinguins.

Afinal, é comum que saibamos o básico. No entanto, são poucos os que se aventuram para conhecer um pouco melhor sobre o reino animal. Portanto, deve ser muito divertido conhecer melhor esse pequeno inseto.

Como dito já, os Gafanhotos são insetos bem pequenos, mas não se deixe enganar por essa característica. O fêmur desse animal é bem alongado e fortificado. Desse modo, suas pernas são longas e resistentes.

É através dessa característica física que os Gafanhotos conseguem se deslocar com facilidade. Seus pulos conseguem alcançar marcas de salto altíssimas. Isso também se deve ao fato de que suas asas auxiliam nesse salto.

Além disso, o seu corpo diminuto permite que a leveza o lance mais alto. Os Gafanhotos podem chegar até dez centímetros, no máximo. Inclusive, a espécie de Gafanhoto que chega a esse tamanho é considerada a maior encontrada na face da terra.

Sua coloração é diversa, mas é mais comum em tons terrosos ou esverdeados. Não é à toa que a espécie de Gafanhoto mais conhecida é a dos Gafanhotos verdes. Isso porque ele utiliza desse recurso para se esconder entre a folhagem e se alimentar despercebidamente.

Gafanhotos

Algumas curiosidades sobre os Gafanhotos

Esses insetos podem ser animais interessantes de se estudar, assim como a fascinante estrela-do-mar. Portanto, algumas curiosidades podem ser uma novidade para a maioria das pessoas. isto porque, como já dito anteriormente, acabamos por ignorar esse animal.

Além disso, os Gafanhotos podem ter um estigma que não é necessariamente verdadeiro. Pautado em alguns mitos, entenda porque esses insetos são tão mal vistos na sociedade.

Confira agora as principais curiosidades a respeito desse pequeno animal!

Nem Grilo, nem Louva-a-Deus

É comum que as pessoas coloquem alguns estereótipos nos insetos. É comum acreditar que são todos basicamente a mesma coisa. Entre os Gafanhotos, o Grilo e o Louva-a-Deus é recorrente a confusão.

Isso se deve ao fato de que todos são insetos e verdes. No entanto esse é um estigma a respeito dos Gafanhotos que deve ser melhor entendido. Afinal, cada um deles tem características próprias.

Os insetos da presente matéria, por exemplo, não emitem sons como os Grilos. O famoso “cri cri” é uma característica do Grilo. Isto porque é ele quem faz isso com as pernas enquanto as longas pernas traseiras de um Gafanhoto é utilizada para saltos.

O Louva-a-Deus, por outro lado, é mais comumente confundido com os Gafanhotos por conta da forma alongada de seu corpo. Mas não se deixe enganar por essa característica comum, ambos utilizam desse recurso para fins diferentes. O Louva-a-Deus, por exemplo, utiliza para voar melhor e fugir de seus predadores enquanto os Gafanhotos utilizam para os famosos saltos.

Considerados mau agouro

Talvez devido ao seu pequeno porte ou ao número de mortes desses insetos por humanos, eles se tornaram pouco simpáticos. Dessa maneira, não quer dizer que eles atacam os seres humanos. Porém significa que seu contato com o mundo humano é extremamente restrito.

Por esse motivo, sempre que os Gafanhotos são avistados, tendemos a acreditar que seja mau agouro. Isso é explicado por diversos mitos e escritos religiosos que descrevem esses insetos como significado de má sorte. Por um lado, esse aspecto se comprova e por outro não.

Avistar um Gafanhoto por si só não significa má sorte. Na verdade, esse pequeno inseto não representa nenhum perigo a animais como nós. Nem mesmo doenças eles são capazes de transmitir e não atacam os humanos, apenas pulam para afugentar o inimigo.

No entanto, eles podem realmente ser um mau agouro para as plantações humanas. Ao se considerar que algumas pessoas sobrevivem exclusivamente da colheita de alguns legumes e vegetais, os Gafanhotos são eternos inimigos. Isto porque eles podem se movimentar em conjunto e destruir uma colheita inteira.

Dessa maneira, realmente eles são símbolo de má sorte. Afinal, significa que todo o seu trabalho está comprometido. Contudo, não significa que eles realmente podem predizer o seu futuro como alguns mitos alegam.

Gafanhotos

São animais inofensivos

Como já dito anteriormente, os Gafanhotos não são uma ameaça aos humanos. O máximo que eles fazem é saltar em nós para que nos afastemos deles o mais rápido possível. Isso se deve ao espírito de sobrevivência do animal quando ele se sente ameaçado.

Afinal, para um animal de, no máximo, dez centímetros, uma criança é um perigo iminente à sua espécie. Ainda assim, os Gafanhotos não são insetos perigosos, muito menos agressivos. São considerados muito passivos e até simpáticos, não fosse a falta de contato humano.

Esses insetos não são exímios caçadores como as aves de rapina, pois ao menos são carnívoros. Diferente de várias notícias falsas alegando que esses insetos comem carne humana, ele se alimentam de folhas. Dentre seus alimentos favoritos estão as folhas de arroz, eucalipto, soja, citro e alfafa.

Mesmo que formem grandes enxames, chegando a devastar plantações enormes, são poucas as espécies que se juntam dessa maneira. É mais comum, portanto, encontrar esses insetos isoladamente. Isso não significa o fim da colheita, mas é bom sempre ficar atento quanto a aparição de alguns.

Os Gafanhotos são extremamente simples e fáceis de compreender quanto a sua vivência. A pouca interação com o universo humano não significa um animal perigoso como algumas pessoas imaginam. Aliás, conhecer um pouco mais sobre esses insetos ajuda a entender a sua grande história e os estereótipos construídos sem embasamento nenhum.

Faça um Comentário