Pelo curto cinza azulado e ponta prateada, pose de rei, expressão um tanto quanto enigmática. Assim é o Korat, um gato que surgiu na Rússia há muito tempo e encanta gente do mundo todo com sua personalidade e beleza. Confira os segredos dele nos parágrafos a seguir…
A raça batizada de Azul Russo surgiu pela primeira vez no porto de Arkhangelsk, no começo do século XIX, e só por volta de 1871 foi conhecida internacionalmente.
Junto com o britânico azul de pelo curto, o chartreux e o russo azul, é uma das quatro com esta característica na pelagem. No entanto, esse gatinho não tem a mesma popularidade de seus amigos azuis – e na Europa, atualmente, não existem muitos criadores de Korat, infelizmente.
Esse bichano de porte pequeno a médio e pouca gordura corporal é ativo, brincalhão e inteligente, capaz de criar laços fortes com as pessoas. Por isso, é indicado para famílias com crianças (mais velhas) e com outros animais de estimação, inclusive cachorros.
Convive bem principalmente com os cães mais calmos, contudo, é provável que aprecie melhor a companhia de outro da sua raça. Caso contrário, o ideal é que possa ser dominante e manter seu lugar especial próximo a seu tutor. Ele precisa ser o líder!
À propósito, essa raça é bastante ligada a seu dono e requer atenção e carinho. Enquanto com estranhos, não costuma ser muito sociável.
Gente que nunca teve gato pode apostar no Korat, um bichano de natureza afetuosa e tranquila que adora brincar. E é bom caprichar, pois ele fica entediado com facilidade, além de não gostar de ficar muitas horas sozinho.
Como boa parte dos gatos orientais, o Korat é carinhoso, calmo e animado. É também um alpinista nato, graças às suas pernas musculosas, que permitem grandes saltos sem muito esforço aparente. Então, vale a pena usar a criatividade para estimular esse pet ativo.
Seu tom de voz é suave e agradável, e costuma ser ouvido com certa frequência, pois esse gato é comunicativo. Mas, no geral, “fala” apenas quando precisa de algo ou realmente quer dizer alguma coisa.
Acredita-se que o passado de veneração em seu país de origem fez do Korat um animal mais crítico que os demais. Ele precisa que os humanos entendam – e atendam – suas vontades.
Gatos da espécie Korat gostam de ficar dentro de casa, especialmente nos ambientes tranquilos, já que não lidam bem com excesso de barulho e agitação.
Korat: características físicas e outras curiosidades
O nome Korat vem de uma província do antigo Sião, atualmente território tailandês. Em Cao Nguyen Khorat, a presença de gatos azuis era comum desde antes do século 14. Nesse período, a beleza deles foi registrada em manuscritos pela primeira vez.
Aliás, o visual exótico do Korat certamente não passa despercebido. É um felino azul prateado, de olhos verdes ou âmbar e cabeça em formato parecido com um coração. Além disso, possui orelhas grandes com pontas arredondadas.
Elegante, apresenta patas traseiras mais longas, focinho alongado e pesa entre 3 e 5 kg, aproximadamente, sendo as fêmeas consideravelmente menores do que os machos (cerca de 3 kg).
Hoje você conheceu o Korat, um representante das chamadas raças de pelo azul. Um verdadeiro membro da realeza felina, que ainda é inteligente, afetuoso e brincalhão. Sem falar que também foi associado à boa sorte por várias gerações!
Existem diversas lendas em torno da raça. Por exemplo: sua cor indica riqueza; seu rosto, um casamento próspero e feliz; seus olhos, boas colheitas.
Embora esse bichano originário da Tailândia não seja ainda muito conhecido no Ocidente, espero que você, apaixonado por gatos, tenha realmente a sorte de ter um assim por perto!
Encontro você aqui no próximo artigo, ok? Até lá!
Faça um Comentário