Canídeos Curiosidades

Existe lobo no Brasil? Já existiu? Quais as principais espécies?

Existe lobo no Brasil?

Afinal, existe ou já existiu lobo no Brasil? Entenda um pouco mais sobre essa espécie e descubra se existe uma espécie de lobo no Brasil. Confira tudo que você sempre quis saber e tire suas dúvidas a seguir!

O que é lobo?

Tais como mabecos, coiotes, chacais e cães, os lobos pertencem à Família Canidae. Em suma, a alimentação desses animais consiste predominantemente em carne. Contudo, em época de escassez, a dieta dos lobos pode incluir vegetais. Assim, os lobos são classificados como animais onívoros.

O olfato e audição dos lobos são apuradas, enquanto sua cauda é comprida e suas unhas não são retráteis. Em geral, os lobos tendem a ter um porte médio, podendo viver de modo solitário ou participar de matilhas. Mas, afinal, existe lobo no Brasil? Há alguma espécie vivendo no país? Descubra abaixo!

Existe lobo no Brasil?

A resposta é sim! O lobo no Brasil é o lobo guará, única espécie a pertencer ao gênero Chrysocyon. Como dá para perceber, a ocorrência desse animal é bastante única e privilegiada. De fato, esse lobo é a maior espécie de canídeo sul americana, alcançando aproximadamente um metro de comprimento. De cauda, o lobo guará soma quarenta e cinco centímetros, com vinte e cinco quilos por oitenta centímetros de altura.

Essa espécie de lobo, cuja expectativa de vida é estimadamente quinze anos, possui hábitos territorialistas, crepusculares e solitários. Assim, costuma formar pares apenas em épocas de reprodução.

O lobo guará é lobo no Brasil com parentesco com os cães domésticos e os lobos selvagens. Apesar de ser um animal característico do Cerrado, sua incidência não se limita ao país. Na verdade, o lobo pode ser encontrado em outros países sul americanos, tais como:

  • Uruguai
  • Peru
  • Paraguai
  • Bolívia
  • Argentina

Existe lobo no Brasil?

Características do lobo guará

O lobo guará é um animal de aspecto e características fascinantes. Elegante, esguio e altivo, o lobo guará se parece como um cruzamento entre diferentes espécies. A cabeça e a coloração de um lobo, as orelhas grandes de um mabeco e o corpo de uma hiena. Além disso, alguns dizem que o lobo se parece com um híbrido entre um lobo e uma raposa.

No Brasil, o animal também é chamado pelos nomes de:

  • Jaguaperi
  • Aguaraçu
  • Aguará
  • Lobo vermelho
  • Lobo de crina

Todos essas denominações são atreladas à sua chamativa e marcante pelagem laranjo-avermelhada. Sem dúvida, essa característica faz deste lobo um dos animais brasileiros mais belos. Sua expectativa de vida na natureza é de cerca de quinze anos.

Comportamento

Apesar desse lobo sustentar uma reputação imponente e um porte ameaçador, é um animal solitário, tímido e quase inofensivo.

De fato, o lobo no Brasil prefere permanecer distante da população humana. Ou seja, ao contrário da opinião popular, os lobos guará só atacam os seres humanos quando se sentem ameaçados ou com medo.

Dieta

Em suma, esse fascinante animal só utiliza suas presas quando se alimenta de animais de pequeno porte. Como, por exemplo, perdizes, tatus e roedores. Além disso, sua dieta também envolve os mais variados frutos do Cerrado, tais como a lobeira e o araticum. Em geral, os avistamentos do lobo guará ocorrem nos fins de tarde e no decorrer da noite, turnos em que o animal costuma circular pelos campos.

Reprodução

As fêmeas entram no cio uma vez por ano durante aproximadamente cinco dias. Os machos também produzem espermatozóides durante a estação de reprodução. O pico da reprodução dos lobos guará é de abril a junho. Em suma, as vocalizações e a marcação do perfume aumentam antes do acasalamento..

Lobos guará não formam matilhas como os outros lobos. Esses lobos no Brasil vivem em pares monogâmicos (tendo um parceiro por toda a vida) e só interagem durante a estação reprodutiva. A gestação do lobo guará, por sua vez, dura, em média, dois meses. Dessas gestações nascem cerca de dois filhotes.

As fêmeas são responsáveis ​​por criar os filhotes, mas há evidências de que os machos fornecem comida aos filhotes nas populações zoológicas e selvagens. Os filhotes são amamentados por quatro semanas, altura em que a mãe passa a introduzir alimentos regurgitados. Os filhotes geralmente abandonam o território dos pais com um ano de idade.

Atropelamentos

Infelizmente, no seguimento dessa rotina, o lobo guará muitas vezes é atropelado ao atravessar as estradas. Afinal, a fragmentação ampla de remanescentes no Cerrado obriga a espécie a abandonar seus refúgios e esconderijos nas matas a fim de reproduzir e se alimentar. É nesse percurso que os lobos acabam sendo vitimados por caçadores e automóveis.

Existe lobo no Brasil?

Estado de conservação do lobo no Brasil

O estado de conservação do lobo guará é classificado como “quase ameaçada”. Sem dúvida, a destruição do habitat através do desenvolvimento agrícola ameaça os lobos guará. Os efeitos da agricultura, o excesso de pastagem do gado, a queima anual de pastagens e a erosão do solo deixam menos comida e território para os lobos guará.

Além disso, os lobos guará não podem se encontrar e acasalar com outros de sua espécie quando estão isolados um dos outros. Às vezes, lobos guará são mortos por fazendeiros quando tentam comer galinhas domésticas, um alimento conveniente para os animais. Atualmente, estima-se que existam entre 2200 a 4500 lobos guará na América do Sul.

Comunicação

Os lobos guará marcam seu território com urina e fezes com cheiro forte ao longo de seus trajetos. Ao contrário dos lobos tradicionais, eles não uivam, mas emitem latidos altos ou rugidos, para que seus companheiros saibam onde estão. Além disso, os latidos também servem para alertar outros lobos para que fiquem longe.

Curiosidades sobre o lobo no Brasil

  • A urina do lobo guará tem um aroma forte, lembrando aos humanos o cheiro exalado pelos gambás.
  • O lobo guará é o maior canídeo da América do Sul.
  • A espécie se parece mais uma raposa de pernas longas do que um lobo. Entretanto, estudos genéticos mostram que não é raposa nem lobo verdadeiro, mas uma espécie distinta.
  • O lobo guará é o único membro de seu gênero, Chrysocyon.

Conclusão

E então, gostaram de saber mais sobre essa espécie de lobo no Brasil?

Faça um Comentário