Na dúvida entre gato e cachorro? Que tal o primeiro com a personalidade do segundo? O Mekong Bobtail é assim, e não dá muito trabalho. Esse felino que é parte da história da Ásia é o tema de hoje. Conheça melhor sua personalidade e muito mais…
As características de temperamento do Mekong Bobtail chamam tanta atenção que, para alguns, é um bichano que age como cachorro. Isso porque é inteligente, carinhoso e devotado a seu tutor; é bastante amigável e pode se divertir até sozinho.
A inteligência dele é suficiente, inclusive, para aprender a andar de coleira e brincar de pega-pega, perseguições animadas e outras brincadeiras.
Mas se ficar chateado por algum motivo durante a interação, normalmente, prefere morder a arranhar ao demonstrar raiva, ao contrário da maioria dos felinos domésticos.
O Mekong Bobtail é ágil e ativo, contudo, tem seu lado relaxado, e pouco comunicativo vocalmente. Sem falar que é independente na hora da diversão também, capaz de ser feliz sozinho escalando e pulando. Basta ter um cantinho mais alto e ele faz a festa!
Descrito como um gato de família, o Mekong Bobtail tende a ser excelente companheiro para crianças e outros pets, além de afetuoso com humanos em geral, mesmo não sendo um gato de colo.
Mekong Bobtail: visual
A parte que chama mais atenção no Mekong Bobtail é a cauda muito curta, ou, às vezes, inexistente. O motivo dessa alteração é uma mutação genética natural, aspecto que tende a gerar bastante debate entre criadores de gatos.
Mas não existe qualquer comprovação de vínculo entre essa característica e problemas de saúde no bichano portador do gene, embora haja constante preocupação com raças de rabo curto, como o Mekong Bobtail e o manx.
Às vezes, a cauda não é visível, porém, sensível ao toque, necessitando de atenção extra por parte dos tutores. E nunca é igual entre um exemplar de Mekong Bobtail e outro, devido presença de curvas e nós únicos. O padrão aceito é de rabo com no mínimo três vértebras, sem nunca ultrapassar o comprimento de ¼ do gato.
Quanto à pelagem do Mekong Bobtail, ela é curta e geralmente traz o mesmo padrão dos siameses, sendo, portanto, a do colourpoint sem a cor branca.
O Mekong pode apresentar qualquer tonalidade de ponto, com a coloração mais escura nos locais onde a temperatura é baixa (cauda, cabeça, orelhas e membros). Já no restante do corpo, a cor é bege.
Trata-se de uma pelagem lustrosa e macia ao toque, com pouco subpelo, ou seja, é rente ao corpo. O que requer somente uma escovação semanal para remover pelos mortos, mantendo a saúde e a beleza do pet.
O Mekong Bobtail é comparado com frequência ao thai, famoso como siamês clássico. No entanto, difere muito deste – e não é permitido o cruzamento entre estas raças.
Seu corpo é esguio, retangular, elegante. Gato de porte médio, o Mekong Bobtail pesa entre 3,5 e 4,5 kg, aproximadamente. As pernas esbeltas desse felino ajudam a compor sua aparência ágil. As traseiras são mais longas e musculosas do que as anteriores, e os pés, ovais.
Possui cabeça com contornos suavemente arredondados, perfil curvo, queixo firme e nariz estilo romano, além de sutil quebra abaixo dos olhos.
Falando nestes, são grandes, em formato ovalado, e normalmente trazem uma intensa cor azul. Completando a aparência exótica, orelhas largas e grandes, dispostas altas e apresentando pontas arredondadas.
Assim é o Mekong Bobtail, um gato companheiro, de família, comparado a um cão. E mais: é afetuoso, brincalhão, equilibrado, independente e agradável. Ou seja, tem tudo para ser o animal de estimação de quem busca um felino bonito e cheio de qualidades!
Que tal?
Até o próximo artigo!
Imagens: by Alex Opryatin [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons
Faça um Comentário