Animais Marinhos Peixes

Peixe Betta: tudo o que você precisa saber sobre a espécie

Peixe Betta

O peixe Betta é fascinante em vários sentidos. Primeiro encanta por sua beleza natural, com as suas cores vívidas e nadadeiras fluídas. Não à toa é um dos peixes mais populares para se criar em aquário e por isso vem em uma crescente o trabalho de criadores de peixe Betta. Contudo, gera espanto em saber que essa beleza se origina de regiões alagadas.

Essas regiões são, por exemplo, campos de plantação de arroz, que parecem imersos em pequenos rios, pântanos ou brejos. A água desses locais é muito pobre de oxigênio. Por isso essas localidades oferecem condições muito adversas para praticamente todos os peixes.

Todos menos o peixe Betta.

Como é possível contraste tão gritante? Um animal marinho de cores e formas tão belas provindo de regiões tão rústicas?

Mas essa não é a única contradição que envolve o peixe Betta. Também causa surpresa que sua beleza é proporcional a sua agressividade.

Sim, peixe Betta é um peixe carnívoro e larvófago, além disso, é territorialista. Significa que se vê um peixe da mesma espécie ou parecido não pensará duas vezes para atacá-lo violentamente e arrancar-lhe pedaço por pedaço. O peixe Betta só aceita fêmeas em seu território.

Fêmeas que não são tão agressivas quanto os machos, aceitam viver em bando, mas também são agressivas e podem se invocar com outros peixes, sendo da mesma espécie ou não.

Peixe Betta não é apenas utilizando para fins ornamentais, há outra aplicação muito útil em especial para os brasileiros. Para saber qual aplicação é essa e outras informações sobre peixe Betta, principalmente sobre a criação desse famoso peixe, basta prosseguir na leitura.

Confira!

Classificação e características do peixe betta

Peixe Betta é um animal marinho do gênero Betta. É um peixe que encanta devido a sua beleza extraordinária, muito devido as suas cores vívidas e suas formas cativantes. Por isso, é um peixe muito requisitado para ser criado em aquários de água doce. Sua origem é de regiões alagadas de países asiáticos, como Tailândia, Vietnã, Indonésia, China, entre outros.

É um peixe territorialista, agressivo, não se furtando de provar que tem gosto carnívoro ao confrontar peixes da mesma espécie que eventualmente encontre no seu caminho. Aceita apenas a presença de fêmeas por motivo óbvio, mas mesmo a fêmea se não tiver personalidade e aparência parecida com o macho pode sofrer de sua fúria.

Peixes Betta são encontrados geralmente na natureza em tons de verde acinzentado ou marrom, mas a criação desse animal marinho propicia uma variedade de tons quase inesgotável. Existem tipos, por exemplo, que contam com um belo brilho metálico.

Cada peixe Betta com coloração diferente é considerado de uma linhagem diferenciada. As nadadeiras, devido à tamanha diversidade, podem variar para cada linhagem. Algumas podem ter cauda de véu, cauda curta, delta, duplas ou a incrível cauda coroa.

Peixe Betta

Combate a dengue

Mais abaixo dedicaremos um tópico especial sobre a alimentação do peixe Betta, mas como já informamos além de carnívoro ele é larvófago. Isso significa que além de carne ele se alimenta de larvas de insetos. Tal dieta, aliada a sua agressividade o fez ser selecionado para um teste para combater o mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.

Em um teste promovido pela Universidade Federal do Ceará junto com a Universidade Estadual do Ceará e a Fundação Nacional de Saúde de Fortaleza foram colocados larvas do mosquito dentro de tanques com um peixe Betta em cada reservatório. O que se viu foi que decorrido pouco tempo, as larvas dentro do tanque desapareceram.

Ou seja, o peixe Betta é um importante aliado para combater a proliferação do mosquito da dengue em regiões de água parada. Por isso, vem sendo usado para esse propósito no Ceará e em Pernambuco.

Criação do peixe Betta

Por ser um peixe muito admirado por sua beleza tornou-se lucrativo a sua criação para venda comercial. Lucratividade que despertou e desperta interesse de várias pessoas na criação profissional desse peixe.

Se tem interesse nesse tipo de criação, é preciso sempre pesquisa muito a respeito e consultar dicas de criadores profissionais, pois o peixe Betta tem muitas peculiaridades a serem observadas. Descuidos podem provocar grandes perdas.

Neste post forneceremos as dicas básicas de como criar peixe Betta em cativeiro, mas reafirmamos que é sempre prudente se informar o máximo possível antes de embarcar na empreitada.

O aquário a ser colocado o peixe Betta deve ser de 10 a 30 litros. Recomendamos o menor, pois facilita no manejo e na manutenção. A temperatura ideal da água é de 27,5C, mas devido o peixe se desenvolver em condições tão adversas, suporta bem mudanças bruscas de temperatura. O Ph ideal deve ter entre 6,8 e 7,2.

Algumas pessoas pensam que colocar no aquário bombas de ar ou filtros garante quantidade de oxigênio suficiente a ponto de evitar a subida do peixe na superfície.

Mas isso é um erro.

Um dos motivos do peixe Betta conseguir sobreviver em condições tão adversas nas regiões alagadas é o fato de ele ter um órgão de respiração complementar, chamado de labirinto. Por isso ele absorve oxigênio da água, que em tais condições não é suficiente, e depois vai para superfície pegar mais oxigênio.

Quando se coloca bombinhas de ar nos aquários causa apenas estresse ao animal, pois as brânquias deles não são capazes de supri-lo de oxigênio.

Outro ponto a se observar na montagem do aquário é que ele precisa ter um fundo preto. Isso ajuda a evitar o estresse do peixe e facilita para pegar os ovos da reprodução.

Peixe Betta

A alimentação

O peixe Betta, como já informado, é um peixe carnívoro. Portanto, podem ser colocados na sua dieta tanto alimentos vivos, como artêmias, larvas de mosquito, dáfnias, enquitréias e outros, como alimentos in natura ou processados.

Exemplos desse tipo de alimento são:

  • Camarão;
  • Carne;
  • Coração raspado;
  • Patês.

Os peixes Betta têm que ser alimentados 3 vezes ao dia e é importante variar na alimentação. Evite exagerar na comida provocando sobras. Essas sobras dão oportunidades à ação de patógenos que podem deixar os peixes doentes.

Tenha cuidado com a ração comercial, ela não pode de forma alguma ser o único alimento do peixe. A variação é importante porque estimula o apetite, colaborando para o seu desenvolvimento.

Gostou deste conteúdo sobre peixe Betta? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Fazem toda a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.

Faça um Comentário