No filme de animação Procurando Nemo, de Andrew Stanton, um casal de peixes palhaços que aguardavam o nascimento de seus alevinos teve o ciclo interrompido após um ataque de tubarão. A partir daí, Marlín cria o único filhote sobrevivente cujo recebe o nome de Nemo. Mas qual tipo de peixe é o Nemo e a Dory?
Como todo peixe-palhaço, Marlín e Nemo vivem abrigados em anêmonas. Até que o pequeno Nemo cresce, e acaba por ser capturado por mergulhadores próximos ao recife. Então, começa a saga de Marlín à procura de seu único filho.
Seguindo o barco o qual levou o Nemo, Marlín encontra Dory, uma peixinha que possui perda de memória recente, da espécie peixe cirurgião azul.
Ela então o ajuda na sua missão, aparentemente impossível, de recuperar o filhote de peixe-palhaço, apesar de ter problemas com a perda de sua memória.
Na trama de ficção os peixes convivem muito bem juntos, inclusive encontram tubarões de diferentes espécies que fizeram a promessa de não devorar mais peixes, mas na realidade isso pode ser um pouco diferente.
Características do Amphiprion frenatus, o peixe-palhaço
O peixe-palhaço é um peixinho laranja de listras brancas que enfeita os corais de recifes do Pacífico. A sua cor pode variar entre tons de vermelho, amarelo e alaranjados brilhantes.
Esse peixe vive em anêmonas e são uma das poucas espécies que resiste ao veneno da espécie de anêmonas onde encontram proteção e abrigo, e também limpeza contra bactérias.
Além disso, é um peixe com hábitos alimentares onívoros. Sendo que devora mexilhões, plânctons e algas, ao mesmo tempo que algumas de suas diferentes espécies alimentam-se de vegetais, sendo herbívoros.
A reprodução destes peixes-palhaço é extremamente complexa. São peixes de fecundação externa (ovíparos), em que a fêmea deposita os ovinhos e o macho libera o esperma que irá fecundá-los.
Porém, quando ocorre a morte de uma fêmea na comunidade de peixes palhaços, dentre os peixes que são inicialmente machos, geralmente o maior deles passa a desempenhar o papel de fêmea, para dar continuidade à reprodução da espécie. Isso ocorre em caso de necessidade, e é uma mudança hormonal.
Os machos são encarregados de cuidar dos ovos e mantê-los seguros e limpos até o momento que eclodirem. Ademais, os filhotes de peixe palhaço são muito pequenos quando nascem, e devem alimentar-se de pequenos plânctons.
Quando adultos chegam a 8 cm de comprimento, e podem pesar 150 gramas, eles possuem a cabeça curta e a boca pequena.
Resistência à anêmona urticária
Alguns cientistas acreditam que a sua resistência à anêmona urticante é graças à um muco que reveste o peixinho, o qual protege contra o veneno. Porém, quando doentes, eles podem perder essa característica e serem mortos pela anêmona.
Depois do filme aumentou muito a procura por estes peixinhos, o que acabou prejudicando a espécie e a deixando sob risco de se tornar uma espécie em extinção.
Paracanthurus hepatus: o peixe cirurgião azul
Este peixinho é um pouco maior do que o peixe palhaço, alcançando até 30 centímetros e também vive nos corais. Sua epiderme é mais dura e suas escamas têm a cor azul royal, com uma linha amarela sobre o dorso até a cauda. Para situações de defesa ou ataque eles utilizam nas barbatanas lâminas afiadas. Além disso, o corpo do peixe é achatado e oval. Possuem olhos na parte superior da cabeça e a boca é pequena.
Sua preferência é por águas límpidas e com pouca turbidez, pois são peixes que preferem a maior incidência de raios solares.
Outrossim, são comumente encontrados no Havaí, onde alimentam-se de plânctons e água, tendo hábitos alimentares onívoros. Gostam de profundidades a partir de 2 metros, chegando à 40 metros abaixo do nível do mar.
Estes bichinhos só se reproduzem em seu habitat natural, o que demanda regulamentação para a captura e comercialização destes animais, a fim de evitar pôr em risco a espécie. Eles têm expectativa de vida de 10 anos aproximadamente.
Características
Eles têm o costume de se esconder entre as rochas e seu comportamento é um pouco agressivo. Fator este, que piora na época de reprodução, em que os machos tratam as fêmeas com muito mais agressividade para estimular a liberação de óvulos que serão fecundados externamente.
Estes animais compõem a diversidade de espécies que vivem nos corais e recifes em todo o mundo. A poluição das águas têm levado à morte de muitas espécies, começando pelas, estrelas do mar, esponjas do mar e anêmonas que são fixadas sobre as rochas, e servem de abrigo para estas espécies e muitas outras.
Isso é preocupante, visto que animais marinhos como estes não possuem formas de locomoção e podem ser dizimados.
Os peixes palhaço e os cirurgiões azuis são predados por animais maiores, como tubarões e algumas raças de baleias, por este motivo preferem continuar o máximo de tempo próximos aos corais e pedras.
Características sobre qual tipo de peixe é o Nemo e a Dory
Uma curiosidade é que além de receber abrigo e proteção das anêmonas, os peixe-palhaço as alimentam. As anêmonas pegam o alimento da própria boca do animal. Deste modo é classificada como uma relação ecológica harmoniosa de mutualismo.
Estes animais são muito adaptáveis a serem criados em aquários, mas isso requer cuidados especiais. Fatores devem ser observados como a concentração salina, a disponibilidade de alimento, a filtragem de substâncias orgânicas produzidas pelos animais e também a regulação do pH e da temperatura da água.
Detalhes como a regulação de pH podem ser feitos por meio de testes e, a filtragem e regulação de temperatura são realizados com sucesso por aparelhos que automatizam o processo: os filtros e os termostatos.
Os peixinhos gostam de viver em águas tropicais e temperadas mais quentes, isso significa que a luz e a temperatura são muito importantes para o seu desenvolvimento e manutenção da saúde das espécies.
Para ter esses animais em aquários, basta misturar sal marinho a água em quantidades adequadas, e também ter um reservatório de tamanho suficiente, sendo importante ter mais de um exemplar de cada espécie. Isso faz com que não se sintam sozinhos.
Assim, outro aspecto que deve ser levado em conta a respeito de qual tipo de peixe é o Nemo e a Dory, é a observação de com quais espécies eles podem ser combinados. Fazendo com que se possa evitar acidentes ou disputas por território entre os peixinhos. Nessa perspectiva, é recomendado a procura de profissionais especialistas.
Faça um Comentário