Animais Marinhos Peixes

Peixe-papagaio foi criado pela primeira vez em Taiwan em 1986

Peixe-papagaio

Você sabe o que é um peixe-papagaio? Nem todos os peixes vêm da natureza, pois alguns vêm de laboratórios, como é o caso desse peixe. É um híbrido que surgiu em laboratórios unindo duas espécies de peixe, não se sabe ao certo quais foram, mas com certeza se sabe que são da família dos Cichlidae, ou Ciclídeos. Acompanhe abaixo a história desse peixe:

A criação do peixe-papagaio

Por volta de 1980 o peixe-papagaio surgiu com muito mistério em volta da sua criação. A mistura de gêneros e raças em função de criar novos animais já existia e tinha dado alguns resultados, mas o peixe-papagaio chamou muita atenção na época, principalmente por ser muito dócil.

Na China, em Taiwan, cientistas fizeram o cruzamento de 2 Ciclídeos. Não se sabe quais peixes eram, mas ao que tudo indica era uma fêmea Cichlasoma synspilum e um macho Cichlasoma citrinellum. Definitivamente essa fusão ocorreu e ainda ocorre nos laboratórios, mas não sabemos se foi exatamente a primeira.

Ele foi criado para viver em aquários e ser comercializado, portanto, nasceu para ser um pet. Eles são bem resistentes a doenças e muito dóceis, o que os torna ótimos animais de estimação, mas por serem híbridos costumam sofrer com deficiências. Uma delas é que a grande maioria dos peixes-papagaio são estéreis. Os machos e as fêmeas são bem difíceis de distinguir isso só é feito na desova.

Porque os Ciclídeos?

Simples. Por sua coloração forte e chamativa. Combinar peixes de cores diferentes traria novas cores e nuances e isso realmente aconteceu. Atualmente existem muitos peixes-papagaio de cores e tamanhos diferentes, com uma característica muito exótica.

Os peixe-papagaios, por exemplo, possuem uma bochecha bem cheia que até lembra as de humanos. Isso dá uma característica muito fofa e chamativa que atrai muitos compradores.

Peixe-papagaio

O acasalamento do peixe-papagaio

Embora 90% dos peixes-papagaio sejam estéreis, todos eles se acasalam e se comportam como os ciclídeos normalmente. Nesse período ficam muito agressivos e agitados e precisam de paz e tranquilidade. Mesmo depois de acasalarem e colocarem os ovos, ainda existe uma chance de os ovos morrerem, pois as combinações de DNA não favorecem a gravidez e nascimento, mas é claro que esses bichinhos podem sim nascer no processo.

É comum que os ovos dos estéreis acabem sendo comidos pelos pais, pois geralmente criam um aspecto esbranquiçado causado por fungos. Se os ovos eclodirem é uma maravilha, mas é preciso tirar os bichinhos dos aquários senão os pais comem.

Tamanho do peixe-papagaio

O tamanho pode variar, mas eles podem chegar em até 25 centímetros, o que é bem grande. No entanto, eles são bem agressivos e dominantes com peixes menores, então só coloque ele com peixes do mesmo tamanho no aquário e só insira peixes maiores se tiver certeza que não são agressivos.

Você também deve evitar criar famílias de peixe-papagaio, ou eles poderão entrar em muito atrito e viverem estressados. Um exemplo disso é que eles podem acabar comendo os ovos uns dos outros, mesmo sendo ovos férteis que eclodiriam.

Lidando com o peixe-papagaio

Ele é famoso por, justamente, ser um peixe muito dócil que até come na mão do dono. É algo que muitos amantes de peixe gostariam de ter. Não é atoa o sucesso de vendas nos anos 80 e sua fama que perdura até hoje, mas mesmo assim, o peixe-papagaio é bem restrito com relação a outros peixes. Confira abaixo algumas dicas para cuidar do seu peixe:

  • Não é preciso dizer que manter o aquário limpo, bem oxigenado e equipado para manter a qualidade de vida do peixe-papagaio. Eles não são como os peixes Betta, então a oxigenação é essencial.
  • Não coloque peixes menores no aquário, mesmo os da mesma espécie. Eles com certeza vão comer.
  • Retire os filhotes do aquário assim que nascerem, pois eles também vão comer.
  • Os peixe-papagaio comem de tudo, então qualquer tipo de ração para peixes pode servir, mas o ideal é criar uma alimentação rica e rotineira. Por mais que sejam resistentes é bom não ficar variando muito. Claro que a ração precisa ser de qualidade.
  • Temperatura e PH precisam estar ajustados. É interessante perguntar quando for comprar para não ter erro, já que pode haver variações.

Peixe-papagaio

Adquirindo o peixe-papagaio

Sempre adquira o peixe de lugares confiáveis e legalizados. É preciso ter certeza de que os peixes têm um histórico de bem tratados e de saúde. Você não quer comprar um peixinho doente, quer? Eles são muito vendidos e muito comuns no mundo inteiro, então não é nem um pouco difícil de encontrar.

Não existe nenhum na natureza?

Esse peixe-papagaio Ciclídeo? Definitivamente não. Mas existe um outro peixe papagaio que não tem muita relação com os de aquário. Esse peixe é maior, vive em água salgada, nos Oceanos Pacífico e Índico e são curiosos por fabricarem e cavarem a areia muito bem.

Lidando com o temperamento do peixe

Ele pode ser treinado (sim, isso mesmo) para comer na mão e é muito dócil e receptivo com humanos. Tudo isso somado à sua coloração exótica pode encantar quem gosta de peixe, mas ele não é só paz e amor. Em momentos de stress ele morde e ataca. Inclusive é possível ver vídeos do peixe mordendo os donos.

Ele fica muito agressivo nos períodos de acasalamento e pode até mesmo atacar outros peixes do mesmo tamanho se ficar muito agitado. Eles já são naturalmente dominantes e não é tão difícil que entrem em atrito com outros peixes no aquário.

Lidando com os filhotes

Se você retirar eles o quanto antes dos aquários dos pais para que não sejam devorados, só vai precisar cuidar bem da alimentação. Os filhotes costumam nascerem brancos ou pretos e bem foscos, mas com uma alimentação e criação saudáveis, adquire uma cor muito viva característica dos peixes-papagaio.

Considerações finais

O peixe-palhaço é um excelente pet para se ter no aquário. Além de sua doçura e capacidade de contato humano, sua beleza exótica é muito chamativa. Infelizmente sua doçura só se estende aos humanos, pois ele vai ser dominante e territorialista com relação aos outros peixes, então você precisa tomar os devidos cuidados para manter esse e seus outros peixinhos inteiros o aquário.

Faça um Comentário