Peixes

Conheça 10 famosos peixes de água doce

Peixes de água doce

Os peixes de água doce contabilizam um total de 25.000 espécies descobertas no território Brasileiro. Estão distribuídas em rios, como o Rio Negro e Solimões, Rio Amazonas, Tocantíns, Paraná, São Francisco e Uruguai, que compõem as principais bacias hidrográficas do país.

Assim, projetos como a transposição do rio São Francisco, que banha a região nordeste do Brasil, passando pelos estados de Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, devem ser estudados de forma a não causar impactos ao ambiente e as espécies que vivem no rio.

Também existem espécies que vivem nos manguezais e Pantanal matogrossense, e muitas delas são bastante curiosas. Todas as espécies têm características em comum, como o fato de serem ectotérmicos, regulando sua temperatura ambiente, e que realizam funções metabólicas por meio da água, como a respiração.

Vamos ver aqui os 10 peixes de água doce mais famosos no Brasil e no mundo.

1. Pirarucu

O Pirarucu é um dos peixes mais famosos de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Seu peso pode chegar a 200kg, e atingir até 3 metros de comprimento, sendo um dos maiores peixes de água doce do país. Costuma viver em lagos e rios de águas claras, é um peixe com cores vermelhas na cauda, o que deu origem ao seu nome. Este peixe também é conhecido como o bacalhau da Amazônia. Sendo assim, é centro de algumas lendas indígenas na região.

2. Piranha

São encontradas no Pantanal e na Amazônia e são conhecidas por seus hábitos alimentares carnívoros, e possuem uma das mordidas mais forte entre os peixes ósseos. Além de força, a mordida desses animais é muito ágil, devido à estrutura muscular conferida ao seu maxilar.

Ademais, o animal é um predador das águas doces, atacando suas presas em grupos, eles a devoram vorazmente. Esse ataque é estimulado pela presença de sangue na água, visto que esses animais possuem um olfato aguçado.

3. Bagre

Os bagres ou “Catfish” como são chamados são peixes com uma grande variedade de espécies, cerca de 2.200. Outrossim, são encontrados em quase todas as regiões do planeta, e muito comuns na América do Sul. Assim, a maior parte dos bagres vivem em rios, lagoas, e por conta disso, preferem permanecer no fundo dos rios, em ambientes escuros e pouco profundas.

Esses animais têm hábitos noturnos, e se alimentam de outros peixes, artrópodes e vermes, e são ovíparos.

Peixes de água doce

4. Cascudo

Estes peixes são exclusivos de água doce e são muito comuns em rios e lagos na América do Sul. As escamas deste peixe formam uma carapaça flexível, originando o seu nome. Alimentam-se de lodos, restos vegetais e orgânicos e preferem viver ao fundo dos rios, chegando a ser encontrados até 30 metros de profundidade.

Além disso, a sua boca é semelhante a uma ventosa, e ele possui barbas. Este peixe é comemorado na região Amazônica em um festival, o qual apresenta diversos tipos de alimentos da culinária preparados com a carne deste peixe.

5. Dourado

O dourado ou pirajuba é um peixe encontrado em rios da bacia do Prata, Paraná, Uruguai, São Francisco e na maior lagoa do mundo conhecida como Lagoa dos Patos, no Sul do Brasil. É comumente apreciado para consumo humano, quando juvenis são animais de comportamento gregário, e quando adultos vivem sozinhos.

São exímios predadores, podendo devorar outros peixes com até 70% de seu próprio tamanho. Dessa forma, podem chegar a pouco mais de um metro de comprimento e pesar até 30 kg.

6. Jundiá

Este peixe prefere rios com águas mais tranquilas, de fundo arenoso e coberto com matéria orgânica. Assim, eles estão presentes desde o sul do México até a Argentina. Possui coloração escura e ventre branco, e possuem uma carne saborosa. Apresenta comportamento territorial e agressivo em relação a outros peixes.

O peixe alimenta-se de insetos, crustáceos e restos vegetais, em alguns casos podem alimentar-se de outros peixes.

7. Tucunaré

Este peixe habita lagos, represas e açudes. Está mais presente no Amazonas e na região Sudeste. Ademais, é um peixe carnívoro, que come outros peixes e camarões. Estes peixes formam casais, habitando em ninhos onde cuidam de sua prole. São sedentários e podem chegar a mais de 1 metro de comprimento.

8. Raia de água doce

Arraia-pintada ou raia de água doce é um peixe que habita o fundo dos rios, e em partes mais rasas enterradas no lodo. Este é um peixe cartilaginoso, vertebrado, como o tubarão, possui corpo e cabeça achatados e um ferrão venenoso em sua cauda. podem chegar a 8 metros de diâmetro e pesar até 30 kg.

Peixes de água doce

9. Tubarão cabeça-chata

Apesar de ser uma espécie marinha, o tubarão-cabeça chata é conhecido por ser encontrado em estuários de água doce e rios como o Amazonas e o Mississipi. São comumente encontrados tubarões de água doce em Guiné e Borneu, cujo gênero pode chegar a 3 metros.

10. Peixe Aligator (crocodilo)

Este peixe possui semelhanças com o crocodilo devido a sua cabeça chata e seu tamanho, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar 140 kg. Vivem comumente em águas salobras norte americanas, e são encontrados na superfície de rios e lagos.

Os peixes de água doce não podem ser colocados em águas salgadas, pois eles perdem líquidos de seu corpo para o meio, devido ao equilíbrio osmótico, o que causa a sua desidratação, resultando na morte desses peixes. Por isso, muitos deles podem ser criados em aquários e lagos artificiais.

A maioria destes peixes de água doce são iguarias apreciadas por moradores de comunidades próximas aos rios e turistas.

Existem espécies tanto de escamas quanto de couro, diferenciam-se em relação às suas atividades metabólicas, alimentação, nicho ecológico e morfologias. Além disso, a maioria dos peixes ornamentais para aquários são de água doce, porém, peixes exóticos como as piranhas já foram temas de filmes e produções de novelas por serem predadores ferozes das águas pantaneiras.

Muitos destes animais são pacíficos, e não há grande incidência de acidentes com esses peixes.

Para criação de espécies de peixes de água doce em cativeiro, deve se verificar as legislações pertinentes, as quais visam manter a diversidade e manutenção das espécies dos rios e lagos brasileiros. Ademais, essas legislações também dispõem a respeito da conservação dos ambientes aquáticos e atividades de pesca.

Faça um Comentário