Um gato meigo que não gosta de ficar sozinho. O Tiffany Chantilly é uma dessas fofuras que apaixonados por felinos logo querem botar no colo e fazer carinho, sem hora para terminar. Saiba mais sobre esse bichano amável nos parágrafos a seguir!
Para começar, uma curiosidade sobre seu nome… No começo, ele foi batizado de “estrangeiro de pelo longo”, porém, criadores acharam que o termo não era apropriado para uma raça. Então, ela foi chamada de Tiffany, e assim registrada.
O problema foi que, em seguida, descobriram uma outra chamada Tiffanie, mistura de persa chinchila e burmês, que constava em um cartório de registro de gatos.
Com intuito de evitar confusão, o tema deste post foi renomeado Chantilly – e agora geralmente é conhecido os dois nomes: Chantilly Tiffany ou Tiffany Chantilly. Na realidade, até com um só deles você vai encontrar na internet… Tem de tudo!
Explicação dada, é hora de mostrar as características físicas e de personalidade, além de história e cuidados com a estrela deste artigo. Vamos lá!
Sua aparência é sem extremos, moderada, com média de peso variando de 3,6 a 5,44 kg nos machos e 3,5 a 5,5 kg nas fêmeas. Trata-se de um gato de porte médio, cabeça larga, com maçã do rosto alta, orelhas também médias e espaçadas, apresentando pelos saindo de seu interior.
É uma raça com pelagem média sedosa, podendo ser aceita nas cores lilás, preta (como esses aí das fotos), azul, prata, chocolate, platinum e fulvo (fawn). Um detalhe importante é que os pelos desse pet necessitam de escovação diária para permanecerem sempre soltos, sem emaranhados e nós.
Outro cuidado é com o controle da nutrição do Tiffany Chantilly, para que ele não fique muito acima do peso. É comum, inclusive, a pelagem farta esconder o aumento no volume da barriga.
Para alguns, o pelo é considerado longo, porém, na verdade, é semilongo, com pouco ou nenhum subpelo. Uma característica que confere ao felino um visual de fios alongados, mas sem o efeito drapeado presente em bichanos de pelos longos.
Ainda no aspecto aparência, chama atenção a cor de ouro nos olhos desse animal raro e encantador, cuja expectativa de vida é de 7 a 12 anos. Os olhos do Tiffany Chantilly são de algum modo ovais e posicionados em um ângulo. E sua cor dourada fica mais intensa conforme o gato envelhece.
Já no quesito personalidade, esse gatinho não dispensa a companhia humana, e é devotado a seu tutor. Carinhosa e de temperamento dócil, a raça gosta de “falar”, “gorjear”, como se estivesse em uma conversa.
Apegados a pessoas, esses animais adoram brincadeiras interativas. E é bom mesmo que elas façam parte da rotina, para que não tenham problema de sobrepeso, como falei antes. É essencial que o Tiffany Chantilly tenha espaço para correr e se divertir à vontade.
Tiffany Chantilly: mais história e curiosidades
Acredita-se que o amável Chantilly Tiffany é um burmês de pelo semilongo, apesar de não ser. Também famosa apenas como Tiffany ou Chantilly essa raça de gatos é originária dos Estados Unidos e Canadá.
Esse bichano possui variantes de pelagens dos asiáticos e birmaneses tipos europeus. Aliás, no mundo dos gatos, o que não falta é suposição sobre como eles surgem…
Talvez o Tiffany Chantilly seja resultado do cruzamento do persa chinchila com o birmanês asiático, em que aparecem um ou dois gatos em tonalidades castanhas. Outra hipótese de sua origem seria a mistura dos gatos angorá turco, havana brown e nebelung.
Bem, seja qual for a procedência ou o nome da raça, o Tiffany Chantilly não deixa de ser encantador, não é mesmo? Uma graça de animal que, posso apostar, muita gente gostaria de ter em casa para encher o lar de carinho e felicidade.
Eu fico por aqui, mas espero você no próximo artigo!
Até lá!
Fotos: by uzi978 – Flickr CC
Faça um Comentário