Aves

Cortar asas de pássaro é crime? Entenda

O que não falta nas mídias é história de maus-tratos, apreensões e muitas outras envolvendo aves e humanos. Algumas delas servem para responder à pergunta “cortar asas de pássaro é crime?”. Só que o tema gera controvérsias. Continue lendo este artigo e confira!

Dois papagaios tiveram as penas cortadas com tesoura por seu dono, um rapaz de 27 anos, em uma cidade chamada Iacanga, no interior paulista.

Cortar asas de pássaro é crime? Sim, para o jovem proprietário descrito acima, e ainda gerou multa de R$ 6 mil, além de ter que responder pelo crime ambiental, em liberdade neste caso.

Após uma denúncia anônima, a Polícia Ambiental chegou até os papagaios, levando à confissão do suspeito pelo crime de maus-tratos em animais silvestres. Os bichos foram encaminhados a um centro médico especializado, onde receberam atendimento.

Não são poucos os donos de papagaios, maritacas e calopsitas, entre outras aves, que cortam suas asas para que não fujam. Mas, infelizmente, nem todos chegam a receber tratamento adequado na tentativa de recuperar suas condições físicas originais.

É importante ressaltar que o corte no lugar certo não causa dor, contudo, se malfeito, provoca automutilação.

O ideal mesmo é evitar o desfalque nos penachos, uma vez que as aves gostam de voar. Faz parte da natureza delas, não custa lembrar! E você pode impedir que o pet fuja colocando redes de proteção nas janelas e/ou portas.

Se não for possível deixar de recorrer à prática, consultar um veterinário é sempre a melhor saída para não comprometer o bem-estar do animal. O que pode acontecer quando as principais penas são eliminadas. Isso faz com que o bicho perca o equilíbrio.

Também não é indicado deixar as penas menores pela metade, assim como aparar penas em crescimento, cuja irrigação do sangue ainda está presente.

Aviso: este post tem função de informar; não substitui cuidados profissionais específicos. Consulte sempre um especialista para manter seu animal de estimação saudável. O QC Animais é contra maus-tratos e aquisição ilegal de animais de qualquer espécie. Na dúvida sobre como agir, procure o Ibama.

Cortar asas de pássaro é crime? O assunto divide opiniões…

Você viu no exemplo do comecinho deste artigo a resposta para “cortar as asas de pássaro é crime?”. No entanto, entre os criadores, o tema é controverso. Muitos defendem a ação; outros a condenam.

Um dos argumentos para podar as penas é dificultar o voo para longe. Outro é a segurança dentro da casa, pois não faltam perigos que os pássaros não têm de enfrentar quando estão no habitat natural, ou seja, ventiladores de teto, fogões, pias, portas, vasos sanitários, além das janelas abertas.

Muita gente acredita também que aves de penas cortadas, que ficam mais dependentes de seus donos, criam laços mais estreitos, isto é, há um aumento de confiança entre os bichos e pessoas. Porém, não faltam espécies que voam normalmente e são carinhosas com suas famílias humanas.

Embora a história que contei no início deste artigo trate de um crime ambiental, de maus-tratos contra papagaio, uma espécie silvestre, em geral, há uma “recomendação” de cortar penas das asas da maioria das aves em cativeiro. É comum, por exemplo, fazer isso com periquitos australianos e calopsitas.

Entretanto, a decisão efetiva fica a cargo do proprietário da ave, mas, lamentavelmente, alguns acabam errando na hora de aparar, levando à mutilação. Contudo, ainda que isso não aconteça, os animais correm risco de danos psicológicos.

É um dos argumentos entre os que não apoiam a prática. Faz sentido, afinal, privar um pássaro de sua capacidade de voar tende a afetar o próprio estímulo mental dele. O que resulta em um peso maior do que os perigos de lesões físicas, concorda?

Cortar asas de pássaro é crime? Hoje você viu que é – pelo menos no caso que mostrei aqui. Então, pense bem antes de tomar uma decisão sobre o assunto. Mesmo que o Ibama não chegue a sua residência, reflita se precisa realmente fazer isso!

Até breve!

 

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário