Exotic Longhair: parece bravo, mas é brincalhão e dócil

O Exotic Longhair é um bom companheiro. Além de afetuoso, esse gato ainda é limpo e brincalhão. Descubra hoje todos os segredos de seu temperamento e visual peculiar – ou, como o nome já diz, exótico… Vamos lá!

O carinhoso Exotic Longhair é uma mistura de persas e gatos do Himalaia; uma versão de pelos compridos do Exotic Shorthair, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950.

O resultado do gene persa de pelos longos e uma variante do Exotic Shorthair foi chamado de Exotic Longhair porque nasceu diferente do planejado, e não poderia receber o nome de nenhuma das raças de origem. Mas, embora tenha nascido acidentalmente, o animal já ganhou lugar de destaque entre os felinos.

Trata-se de um bichano doce, leal, que adora brinquedos e momentos mais tranquilos, como ficar aninhado com seu tutor. A tendência dele é demonstrar mais afeição e companheirismo do que a maior parte das raças de gatos de colo.

No entanto, é bom contar com espaço adequado para o felino correr, saltar, fazer exercícios constantemente, pois ele tem bastante energia. E depois de atividades variadas e truques, costuma retribuir a atenção com muito carinho.

É um gatinho que tem boa adaptação tanto em famílias (com e sem outros animais de estimação) quanto para quem mora sozinho, inclusive em apartamento.

Sua personalidade inclui obediência e maturidade, porém, o amadurecimento às vezes demora um pouco. É preciso ter paciência com atitudes infantis do felino até isso acontecer.

Também é importante não deixar esse gato sozinho, uma vez que ele necessita mais da presença de seu tutor. Se você viaja bastante e não pode levar o pet, a dica é encontrar uma raça de gato mais adaptável.

O Exotic Longhair, apesar de sua natureza brincalhona e curiosa, é calmo, gentil, simpático e estável; é uma raça que não mia muito – e, quando emite som, a “fala” é suave e melosa.

Exotic Longhair: características físicas e cuidados especiais

O Exotic Longhair é robusto e elegante; possui tamanho de médio a grande e um “casaco de luxo” que requer escovação diária para permanecer impecável.

São pelos longos, macios e brilhantes, um verdadeiro convite ao toque. Os fios ainda ajudam a passar uma impressão de que o felino é maior do que realmente é. Já as cores da pelagem contam com uma grande variedade de tons e padrões. Por exemplo: creme, branco, azul, preto e chocolate.

O peso desse felino varia de 3,6 a 6 kg (machos e fêmeas). Ele apresenta cabeça larga, grande e redonda, com bochechas cheias e salientes; pequenas orelhas com pelos no interior, olhos e queixo – também arredondados; cauda proporcional ao corpo, baixa, grossa e muito peluda.

O gato Exotic Longhair é braquicefálico. Seu nariz é curto, achatado, trazendo recuo entre os olhos, sendo estes verdes, azuis ou amarelos, entre outras variações. Vista de perfil, a raça traz nariz, testa e queixo alinhados verticalmente.

Aliás, o aspecto do olhos chama atenção por outro motivo: a expressão meio rabugenta ou de preocupação. O visual exótico ainda possui bigodes fartos e caídos, pescoço grosso e curto.

Por causa do rosto parecendo meio “amassado”, o Exotic Longhair pode soltar mais lágrimas do que as outras espécies. O recomendado é limpar sempre a região abaixo dos olhos com um pano macio, para evitar o acúmulo de líquido e/ou micro-organismos.

Bichinhos como ele, com grande quantidade de pelo dentro das orelhas, também precisam de higiene mais atenciosa, pois são mais propensos a infecções.

Mas, com estes e outros cuidados indicados por um veterinário, e todo o seu carinho, claro, o Exotic Longhair pode ficar saudável e feliz. Aí, basta caprichar nas brincadeiras e atividades para ele gastar energia e aumentar ainda mais seu bem-estar!

Ah! E no caso do nosso tema de hoje, a expectativa de vida é de 9 a 15 anos – de muito companheirismo, afeto e fofura, não é mesmo?

Até o próximo artigo!

Leave a Reply