Aves Curiosidades

Águia: características e curiosidades

Águia: características e curiosidades

A águia hoje em dia é extremamente reconhecida por ser um símbolo de força e resistência. No entanto, essa ave ganhou imensa popularidade em forma de brasão, mais especificamente, como simbolo dos EUA. Mesmo assim, a águia, como animal, é uma ave incrível, apresentando diversas formas de caça e estrutura inigualável. Assim, sendo uma das aves mais importantes dentre as rapinas.

Origem da águia

A águia normalmente é muito associado a força e coragem. No entanto, diferente do que muitos pensam, essa ave ganhou esse significado bem antes de estar estampada em um brasão. Segundo historiadores, a águia tem uma ligação direta com Zeus, maior figura da mitologia grega.

Ao que tudo indica, esse personagem mitológico apresentou o primeiro significado dessa ave, sendo simbolizado como seu próprio simbolo, algo bastante parecido com a cultura crista. Em específico, a ideia de Deus e uma pomba branca servindo como sua representação.

Já no Egito, essa ave foi representava como algo bem diferente do que conhecemos hoje. Para os egípcios, a águia tinha um significado mais voltado para a vida eterna. Vale lembrar que esses eram temas bem frequentes nessa cultura, principalmente quando envolvia o pós-morte de figuras importante como o faraó e seus familiares.

Tipos de águia

Como diversos animais, a águia recebe diversas variações em suas espécies. Assim, tendo uma grande variedade na coloração de sua pele e formas como garras e tamanho do corpo.

Dentre as principias especies da ave, podemos citar a águia-gritadeira, ágria marcial e, com certeza a mais conhecida, águia-de-cabeça-branca. Assim, sendo as principais e que recebem maior popularidade tanto no meio científico quanto no uso simbólico.

Águia: características e curiosidades

Águia-de-cabeça-branca

Apesar de diversas águias serem muito conhecidas, a águia-de-cabeça-branca recebe um destaque em especial. Atualmente, essa ave está considerada simbolo dos Estados Unidos da América, assim sendo mundialmente identificada como representação desse país. Para muitos norte-americanos, essa ave também representa a liberdade e força dos EUA. Com isso, sendo a principal representação do patriotismo para essa população.

Mesmo assim, a águia-de-cabeça-branca recebe destaque por outros aspectos além do simbolismo em volta da espécie. Segundo estudos, essa especie vive cerca de 70 anos, atualmente sendo uma das aves que apresentam mais tempo de vida geralmente.

Contudo, já houve relatos dessa ave chegar aos 100 anos de vida, mas especificamente, nos EUA, país onde tem a cultura de cuidar muito bem da espécie. Já em cativeiro, a expectativa de vida dessa ave é, em média, 80 anos, principalmente por estar em um ambiente controlado e sem riscos.

Por outro lado, a águia-de-cabeça-branca já apresentou uma expectativa de vida bem abaixo da média atual. De acordo com dados históricos, na década de 40, essa especie apresentou um claro risco de extinção, principalmente pelo aumento da caça de aves durante essa época.

Mesmo assim, deve-se considerar o DDT, um pesticida que afetou a reprodução dessa especial e, consequentemente, reduzindo número desse animal na totalidade. Devido a isso, em 1967, essa especie foi adicionada da lista de riscos de extinção, apresentando quantidades bem menores quando comparadas ao mesmo período em 1900, época de maior popularidade da águia-de-cabeça-branca.

Características da águia

Conhecida por seu inigualável desempenho na caça, as águias apresentam diversos aspectos importantes para sua sobrevivência. Devido seu tamanho, essas aves conseguem eliminar outros animais com cerca facilidade, principalmente por seu habitat ser altamente explorar por outras espécies e, em especial, por seres humanos que, na maioria das vezes, buscar certos espécimes para serem caçados e revendidos.

As águias podem ser encaixadas na família das aves de rapina, grande parte por apresentar um vasto arsenal de habilidades e, principalmente, de características físicas de um excelente predador. Mesmo assim, as águias são consideradas animais com uma alta probabilidade de extinção, principalmente pelo enorme número de caças ilegais.

Segundo adestradores e biólogos, as águias podem chegar até 10 kg em seu corpo na totalidade, um animal relativamente leve, algo muito necessário para que ele consiga atingir velocidades incríveis. Para muitos pesquisadores, a águia pode alcançar a velocidade de 100 km por hora em condições adequadas, embora esse número passa variar caso apresente suas táticas de mergulho na caça.

Águia: características e curiosidades

Alimentação e caça

As águias naturalmente são animais carnívoros. No entanto, esse especie apresentas um gosto especial na sua alimentação. Segundo especialistas, essas aves preferem, na maioria das vezes, mamíferos de pequeno e médio porte como roedores, seu principal componente na sua alimente.

Contudo, esse animal também pode consumir a carne de outras famílias como repteis e peixes, ambos sendo consumidos com moderação por sua dificuldade de digestão. Além disso, as águias, em situações especificas, podem comer até mesmos ovos de outros animais, mesmo que ainda utilizado apenas em último caso.

Já na caça, esse animal pode abranger diversos métodos para conseguir a sua alimentação. Devido aos seus voos longos, as águias sempre observam bem sua preza que, geralmente, não agem como agressividade, normalmente ingerindo apenas frutas e grãos em sua dieta, algo bem diferente dessa ave única.

Visão e Audição

A visão e audição sempre são algo extremamente intuitivo e de enorme potencial nas aves de rapina. No caso da águia, esse animal apresenta uma visão que alcança cerca de 3 km com enorme precisão. Assim, possibilitando que essa especie obtenha sua alimentação e mantenha sua dieta carnívora com muita facilidade.

Já em sua audição, a águia apresenta um controle e sensibilidade inigualável, permitindo a capacidade de ouvir animais e pessoas a longas distâncias. Além disso, a audição dessa ave torna possível uma fácil identificação da presa e, consequentemente, ajudando na caça futura.

Lenda da renovação da águia

Ao longo dos anos diversas pessoas ouviram uma lenda em específica sobre essa ave. Segundo a história, essa especie sobreviveria até os 40 anos normalmente e, após esse período, ela sofreria um 150 dias com um processo de renovação, passando por muita dor.

Apesar de ser uma lenda muito bem feita, diversos biólogos já comprovaram que ela é completamente falsa. Assim, sendo apenas mais uma história que passou por gerações de famílias norte-americanas e, consequentemente, foi considerado um fato por muitas pessoas que se interessam por aves de rapina e principalmente, pela águia.

Faça um Comentário